Ao menos duas empresas de aplicativos estão com soluções para atender moradores de condomínios e prédios durante a crise do novo coronavírus. A companhia do aplicativo Compass (Android, iOS) lançou uma solução de armário inteligente para evitar contato entre entregador e consumidor. E a NokNox (Android, iOS) desenvolveu a plataforma Adiantado.com para auxiliar pequenos negócios.
No app Compass, os moradores do edifício Nomad – zona sul de São Paulo – acessam o armário inteligente para buscar compras e produtos que são enviados a eles. Quando alguma entrega chega ao condômino, uma notificação push é enviada a ele e um QR Code é gerado para o usuário abrir a porta. Após fechar a porta do armário, que está localizado no térreo do prédio, o sistema entende que a pessoa retirou a encomenda.
Por sua vez, o Adiantado.com, da NokNox, é um espaço para comerciantes de pequenos estabelecimentos oferecerem vouchers de produtos e serviços para consumidores. Ou seja, a ferramenta é uma maneira de comerciantes manterem o fluxo de caixa ativo durante o isolamento social da pandemia. Os vouchers adquiridos ficam no aplicativo da NokNox em formato de QR Code. Para usá-los, quando o isolamento social aliviar, o cliente mostra o código para o comerciante na hora da coleta do produto comprado.