Nos próximos meses, o Google Maps vai adicionar novas aplicações para ajudar seus usuários na geolocalização, mas também a encontrar o restaurante ideal de maneira mais rápida. O anúncio aconteceu no primeiro dia do Google I/O 2018, na Califórnia.
O guia Explorar se transformará num hub capaz de encontrar estabelecimentos comerciais da região, como lojinhas, restaurantes, mas também eventos e atividades. Tudo com base na área visualizada pelo usuário. O conteúdo será elaborado a partir do The Foodie List, do algoritmo do Google e de publicações.
Ao clicar em um restaurante, por exemplo, o app vai atribuir uma nota que indicará o quanto este local combina com a pessoa. Ou seja, o número sugere a probabilidade de a pessoa curtir o lugar e dá curtas explicações para justificar a seleção. Tudo feito por meio de aprendizado de máquina para gerar essas porcentagens, que são baseadas em fatores como: o que o Google sabe sobre o negócio, as preferências do usuário de comida e/ou bebida previamente selecionadas no Google Maps, lugares onde a pessoa já esteve e suas avaliações desses locais. “Suas correspondências mudam à medida que seus próprios gostos e preferências evoluem com o tempo. É como se fosse um parceiro especializado, ajudando você a avaliar rapidamente suas opções e a tomar uma decisão com confiança”, disse Sophia Lin, gerente de produto sênior do Google Maps.
Onde estou? Para onde vou?
O Google Maps também vai aprimorar os mecanismos de localização para ajudar, em especial, aqueles usuários sem boa oirentação espacial, ou seja, pessoas pouco acostumadas com a noção de Norte, Sul, Leste, Oeste.
“Você está atrasada para um compromisso, sai do metrô e seu telefone diz: ‘vá para a direção Sul’. Aí, você olha a luz azul do mapa do seu celular e se vira para um lado para ver se ele está se mexendo na direção correta. Se não, você vira ao contrário”, diz Aparna Chennapragada, VP de produto para AR e VR. “Então, nos perguntamos: e se a câmera nos ajudasse aqui”, continua. A história, engraçada, serve para mostrar a combinação que o Google fez entre a câmera e os mapas de visualização de ruas. Assim, se a personagem de Chennapragada, atrasada para seu encontro, clica na câmera, ela passa a oferecer uma imagem de realidade aumentada com o mapa embaixo da tela, com uma seta, indicando a movimentação do usuário e, acima da tela, a rua, mostrada pela câmera do celular.
Ao movimentar a câmera, o usuário também terá a possibilidade de ver os estabelecimentos comerciais da região.
“Para experiências como essa, o GPS, sozinho, não é suficiente. Por isso, estamos desenvolvendo o que chamamos de VPS, ou Visual Positioning System.