Há um grande potencial para explorar o retargeting móvel em campanhas no Brasil, aposta André Dylewski, country manager da RTB House no País. A empresa, de origem polonesa, é especializada em retargeting com uso de inteligência artificial para melhorar os resultados, e conta com mais de 1,5 mil clientes no mundo, sendo cerca de 150 no Brasil.
Hoje, mais da metade dos clientes nacionais da companhia possuem aplicativos móveis, o que os torna aptos para a realização de retargeting móvel, porém, apenas aproximadamente um terço deles já realizou campanhas in-app. A RTB House enxerga uma grande oportunidade de crescimento, mas isso depende de um maior amadurecimento do mercado, comenta o executivo, em entrevista para Mobile Time.
“Há muita gente fazendo retargeting no desktop, mas não no mobile. Temos clientes de marcas grandes ainda tentando entender como fazer esse direcionamento dentro do app”, relata Dylewski.
Os bons resultados obtidos com alguns clientes servem de argumento para convencer outros. A empresa cita um caso em que houve aumento de 217% no faturamento via retargeting depois de adotada a mídia in-app. Em apenas três meses, o in-app passou a responder por um terço do total de conversões, contra dois terços no desktop.
Por sua vez, a Netshoes, outra cliente da RTB House, conseguiu aumentar em 80% a sua conversão com o uso de retargeting.
Como funciona
O retargeting consiste em exibir um anúncio personalizado para uma pessoa que já visitou o site ou o app do anunciante. O chamado retargeting móvel consiste em impactar o consumidor em seu smartphone e levá-lo através de deep link para dentro do app do anunciante.
Com o uso da inteligência artificial e integração com a base de dados do anunciante, a RTB House consegue configurar certos parâmetros da campanha, como horário do anúncio e produto exibido, para melhorar a sua conversão. É feito um acompanhamento diário, às vezes de hora em hora, para aperfeiçoar cada campanha. Os anúncios são exibidos dentro de outros apps, a partir de inventários globais de diversas adnetworks às quais a RTB House está conectada.
A maioria dos anunciantes que utilizam retargeting são do setor de comércio eletrônico. Mas há também publishers de games e de outros apps variados que usam o retargeting para evitar a desinstalação do seu app ou para trazer um usuário de volta.
Dylewski destaca que o retargeting também serve de complemento ao uso de push notifications: “As notificações push tornam-se menos eficazes se utilizadas isoladamente, uma vez que os usuários cada vez mais fazem o opt-out. As campanhas de retargeting podem complementar a estratégia de marketing no aplicativo para alcançar usuários que não respondem às notificações push.”
No começo do ano passado, a RTB House tinha 110 campanhas ativas no Brasil, somando desktop e mobile. Agora são cerca de 200. E a projeção é chegar a 300 ao fim deste ano. O mobile ainda responde por menos da metade, porém, vem crescendo a sua participação continuamente. “Desde o meio do ano passado comecei a ver uma crescente demanda por mídia em apps”, diz o executivo.