A popularização do PIX vai depender do engajamento das grandes redes varejistas em promover esse novo meio de pagamento. Essa é a opinião do diretor executivo de produtos financeiros da Pernambucanas, Marcello Miranda.
“Para dar certo o varejo precisa ver o valor (do PIX). Se a gente não puser o PIX na cara do gol para o nosso cliente mostrando que é fácil de usar, não adianta botar na prateleira novos produtos financeiros, pois a pessoa vai continuar usando dinheiro”, comentou durante painel no seminário digital Conexão PIX, realizado nesta quarta-feira, 8, pelo Banco Central.
“O varejo será o grande alavancador desse novo modelo (de pagamento). Os bancos sozinhos não têm esse poder. Se tivermos posição clara mostrando que é fácil, simples, seguro e sem custo adicional para quem paga, não tenho dúvida de que será um grande sucesso. O varejo tem que estar muito envolvido, senão não vai acontecer na velocidade e com o tamanho que falamos aqui”, completou.
O executivo prevê também que o PIX tem potencial para abrir as portas do comércio eletrônico para consumidores que hoje não compram online por não terem cartão de crédito ou porque não querem se dirigir a uma lotérica ou banco para pagar um boleto.