Entre março de 2020 até agosto deste ano, o MetrôRio registrou 1,3 milhão de transações por meio da tecnologia de pagamento por aproximação, batendo recordes seguidos de uso ao longo de 2021. O número representa crescimento de 120% de utilização no sistema metroviário em comparação ao ano de 2019. E 97% dos clientes usaram o método uma vez e voltaram a optar pela solução.
A maior parte das operações com NFC (89%) foi feita por meio de cartões pré-pagos, de crédito e débito da Visa, Elo e Mastercard, sendo as duas primeiras bandeiras aceitas também nos validadores dos ônibus do MetrôRio, além das catracas das estações. Já os pagamentos realizados por outros dispositivos habilitados, como celulares, relógios e pulseiras inteligentes, foram responsáveis pelos outros 11% do total.
O sistema de pagamento nas catracas com NFC também funciona para quem usa as carteiras digitais de Apple Pay, Samsung Pay e Google Pay no celular. A cobrança da tarifa é debitada diretamente na fatura ou na conta corrente, sem custo adicional ou taxas.
Entre as estações com maior número de usuários do serviço está a Carioca, com 10% dos embarques, a de Jardim Oceânico (7,7%) e log em seguida, a de Botafogo (7,3%) A estação com maior número de utilizações do serviço é a Carioca, com 10% dos embarques, seguida de Jardim Oceânico (7,7%), e Botafogo (7,3%). Cada cliente utiliza o meio de pagamento, em média, duas vezes por dia. Desde o lançamento em 2019, a concessionária já registrou mais de 2,1 milhões de pagamentos realizados no sistema metroviário e nas linhas de ônibus do Metrô na Superfície (MNS).
A solução foi implementada em abril de 2019 e, em outubro do ano passado, os ônibus de superfície do MetrôRio receberam a integração usando cartões Visa e, logo em seguida, da bandeira Elo. Desde o lançamento, em 2019, a concessionária já registrou mais de 2,1 milhões de pagamentos realizados no sistema metroviário e nas linhas de ônibus do Metrô na Superfície.