As compras de aplicativos e jogos em lojas e sites internacionais, como na Google Play, estão sendo bloqueadas pelas operadoras de cartões. O motivo vem da decisão dos bancos brasileiros de suspender o pagamento de compras no exterior em reais com cartão de crédito.
A medida foi recomendada pela Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) em setembro, coincidentemente com a recorrente alta do dólar. A justificativa da associação é de que pode haver divergências de valores no momento em que o consumidor faz uma compra pela conversão em reais (Dynamic Currency Conversion – DCC) e na data em que a fatura do cartão de crédito é fechada pelo emissor do cartão. Além disso, mesmo as compras por DCC nas lojas internacionais cobram o IOF, mas essa informação, muitas vezes, não fica clara ao cliente.
A medida não afeta as compras realizadas fora do país, mas os consumidores podem ter problemas em lojas online que utilizam a conversão em reais. Na Google Play, por exemplo, os aplicativos são cobrados em reais, mas a transação é internacional. Ao tentar fazer uma compra, o usuário Android não consegue e recebe uma mensagem de erro. As compras poderão ser feitas, desde que na moeda do país onde são realizadas. O usuário teria que repetir a operação com o valor em dólares, por exemplo.
O Google e outras lojas terão que se adequar à medida. Questionada pelo MOBILE TIME, a empresa não tinha enviado uma resposta sobre o assunto até o fechamento desta matéria. A MasterCard enviou um comunicado esclarecendo que permite a realização da conversão em reais em todos os mercados onde atua, e que a decisão de suspender a DCC é de cada banco, pois a orientação da Abecs não é obrigatória. O Santander e o Itaú acataram o conselho da associação, o Bradesco respondeu por meio de assessoria de imprensa que o “assunto está sendo conduzido na Abecs”, e o Banco do Brasil disse que apoia a iniciativa e está “analisando eventuais medidas que poderão ser tomadas sobre o tema”.