O funcionamento das redes utilizadas na transmissão dos dados das urnas eletrônicas de todo o País para os sistemas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) será acompanhado pela fiscalização da Anatel. A agência já fez o trabalho no primeiro turno no domingo, 7, e não constatou nenhum problema, segundo informações do setor de fiscalização do órgão.

De acordo com a agência, técnicos fizeram o acompanhamento no Centro de Monitoramento do TSE, em Brasília, para garantir a resolução pelas prestadoras de qualquer intercorrência no funcionamento das redes. Também estiveram presentes no Centro de Monitoramento representantes das diferentes empresas de telecomunicações contratadas pelo Tribunal, como Vivo, Oi, Claro, Embratel, entre outras. Nos estados, representantes das Gerências Regionais e Unidades Operacionais do órgão regulador ficaram disponíveis caso fosse necessária a atuação local junto aos Tribunais Regionais Eleitorais.

Antes das eleições, a agência emitiu 85 notificações ou ofícios a outros órgãos para evitar situações que prejudicassem a transmissão das informações das urnas para a apuração dos votos. A Anatel também interagiu com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o Exército, entre outros, para evitar a realização de obras que pudessem danificar a infraestrutura das redes das prestadoras nos estados.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!