O sucesso do direct carrier billing (DCB) como meio de pagamento no Japão serve de inspiração para a DOCOMO Digital trazê-lo para a América Latina. No Japão, o DCB é o principal meio de pagamento para vendas via celular, representando 51% da receita movimentada por mobile commerce no país, na frente dos cartões de crédito, que respondem por 25%. Ao todo, o DCB concentra US$ 5 bilhões em compras por ano no Japão. São 20 milhões de usuários ativos mensais (MAUs, na sigla em inglês) e 30 mil estabelecimentos comerciais aptos a aceitar essa forma de pagamento nesse país. No mundo, Japão, China e Coreia do Sul concentram 65% da receita com DCB. Os dados foram apresentados pela vice-presidente para a América Latina e Europa da DOCOMO Digital durante o seminário Mobishop, nesta terça-feira, 8, em São Paulo.
A companhia enxerga bastante potencial para o crescimento do DCB na América Latina, especialmente para a venda de bens virtuais, por meio de acordos com lojas de aplicativos, como Google Play e App Store. Além disso, Muneratti cita como segmentos a serem explorados na região: gaming, streaming, dating, kids e mundo real, como venda de ingressos (nos mercados onde a legislação permitir). Vale lembrar que recentemente a DOCOMo anunciou parceria com a Telefônica para a adoção da sua plataforma de DCB na América Latina, começando pelo Chile.
No Brasil, a executiva recorda que 70% da população é desbancarizada ou sub-bancarizada, enquanto 64% têm smartphone. Além disso, para cada cartão de crédito há cinco celulares. Muneratti acredita que as teles, por sua vez, já entenderam que precisam cobrar uma participação menor do que estavam acostumadas no passado com SVAs, porque o contexto é outro: o cliente para DCB não é das teles, mas de terceiros. Todos esses fatores contam a favor do desenvolvimento desse meio de pagamento no País, argumenta.