Em muitos sites, o tráfego oriundo de dispositivos móveis já superou aquele de computadores. Porém, a conversão no mobile representa, em média, metade daquela verificada em desktops, comenta Rodrigo Baroni, especialista no ecossistema mobile do Google Brasil, com base em uma estimativa da StatCounter. Por isso, o Google vem se esforçando em promover uma série de iniciativas para melhorar a experiência da navegação móvel, como o padrão PWA, que oferece uma experiência similar àquela de um app nativo, mas em um site, e o padrão AMP, que permite a criação de páginas web mais leves.

“A adaptabilidade à tela pequena não é mais um problema, mas sim a conversão. Entre os desafios do mobile hoje estão a velocidade de carregamento dos sites e algumas fricções que atrapalham a conversão”, aponta Baroni, em conversa com Mobile Time. “Os browsers evoluíram e dá para ter praticamente as mesmas funcionalidades de um app. A jornada móvel não é linear, em um único canal. O usuário troca da web para o app e vice-versa”, analisa.

O PWA já é utilizado por algumas novas startups e também por marcas de renome no Brasil, como iFood e Quinto Andar. Mas Baroni reconhece que é preciso avançar mais. “Muita gente ouviu falar de PWA mas não entende que se trata de levar funcionalidades de app para um site. E não precisa implementar tudo da noite para o dia”, explica.

O AMP, por sua vez, tem sido bastante adotado, especialmente por sites de notícias, para serem carregados mais rapidamente.

Agora, para quem oferece um serviço que envolva muitas transações, o app móvel ainda pode ser o melhor caminho para começar, sugere Baroni.

E existe ainda o TWA (Trusted Web Activity), anunciado este ano, que consiste em criar um PWA dentro da casca de um app Android nativo. Isso facilita a construção de apps por desenvolvedores que não tenham conhecimento de programação em Android.

Com o intuito de acelerar a adoção dessas tecnologias, o Google realiza em São Paulo desde esta semana o programa Google Mobile Sprint, trazendo parceiros e especialistas da própria empresa para falar sobre elas.

 

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