A redução de ICMS nos planos de telefonia móvel trouxe um aumento no volume de gigabytes (GBs) de Internet dos pacotes oferecidos à base de consumidores da TIM e melhoria de sua receita líquida, um processo que se iniciou em agosto deste ano. Mas resultou em uma canibalização nas recargas do pré-pago, como explica o CEO da TIM, Alberto Griselli.
De acordo com o executivo, uma grande parcela dos consumidores da operadora fazem a recarga mais de uma vez no mês. Portanto, o aumento dos GBs fez muitos consumidores reduzirem a quantidade de recargas na TIM desde agosto. Como resultado, o adicional de Internet gerou a canibalização.
“A canibalização é algo que apareceu nesse trimestre e seguirá daqui para a frente”, afirmou Griselli nesta terça-feira, 8. “Nós tomamos medidas em alguns planos para passar o benefício (redução do ICMS) aos clientes. Atualizamos os preços no pré-pago e parte do pós-pago – ainda estamos atualizando para esses clientes. Queremos acabar esse processo de atualização ainda em novembro”, complementa.
Vale dizer, a receita dos serviços móveis da TIM somou R$ 5,15 bilhões, aumento de 25,8% no terceiro trimestre de 2022. Nos três trimestres, foi de R$ 14,34 bilhões, incremento de 19,2%. Na divisão por modelos, o pré-pago aumentou 31,2% no trimestre, enquanto o pós-pago avançou 25,5%. Em ambos os casos, a explicação é que houve três meses de receitas adicionais com a incorporação dos ativos da Oi Móvel, além de reajuste nos preços dos planos pós.
IoT
Em conversa com jornalistas especializados nesta terça-feira, Griselli também abordou o desenvolvimento do negócio de Internet das Coisas para B2B. Com clientes como São Martinho e a recém-chegada BPBunge, a TIM viu a cobertura 4G no campo crescer multiplicar em 1,8, ou seja, de 6,5 para 12 milhões de hectares na comparação ano a ano. No padrão NB-IoT saltou duas vezes, de 13 milhões de hectares no terceiro trimestre de 2021 para 24,5 milhões de hectares um ano depois.
O CEO explicou que depois do crescimento no agronegócio, a operadora começa a desenvolver projetos semelhantes também em outras verticais, devido ao “interesse dos clientes em utilizar essas tecnologias para digitalizar suas operações”. Citou em especial os avanços recentes em logística e serviço público.
“Estamos trabalhando com as concessionárias para colocar cobertura nas rodovias. E o último destaque foi o setor de iluminação pública. Já ganhamos três projetos neste segmento de serviços”, completou.
Em rodovias, a parceria com a Ecorodovias ampliou de 6,3 mil para 11,6 mil km conectados com projetos de IoT, aumento de 1,8 vezes na comparação ano a ano. E em iluminação pública, em parceria com a Engie, a TIM ampliou em nove vezes o número de pontos de iluminação pública inteligente vendidos, de 5 mil para 47 mil.
MVNOs
Griselli também conversou sobre o avanço da TIM na oferta de operadoras virtuais móveis (MVNOs). O executivo lembrou que sua companhia é líderes no setor com “quase 80% do market share de MVNO” e que espera a chegada de novas operadoras móveis virtuais em sua base, uma vez que a operadora criada para o Flamengo – em parceria com a Surf – é um bom atrativo para o mercado.
Mario Girasole, vice-presidente de assuntos regulatórios e institucionais da TIM, afirmou que considera o segmento de MVNOs como “mais uma forma de valorizar os investimentos” em rede da operadora.