O Google anunciou o lançamento da iniciativa batizada como Experiência Generativa de Pesquisa (SGE, na sigla em inglês) no Brasil. Trata-se de uma ferramenta com inteligência artificial generativa na ferramenta de Busca. Na prática, a pessoa faz uma busca e recebe as informações de maneira diferente, em forma de resumo em tópicos. Vale dizer que não se trata do Bard, a IA generativa da empresa. Ao menos por enquanto.

Nesta fase inicial, a novidade deve ser acessada via Search Labs, novo programa onde é possível testar previamente as novidades criadas pelo Google para a Busca e oferecer uma avaliação da solução. Este noticiário tentou acessar a ferramenta e não conseguiu.

A ideia é que a ferramenta de Busca mude a forma como são organizadas as informações dadas, de modo que facilite o entendimento da pessoa que faz a pesquisa, sendo possível aprofundar mais em alguns tópicos ou descobrir novos conteúdos na Internet.

A IA generativa também pode oferecer: resumos e uma visão geral sobre o tema procurado; e modo conversacional, para ajudar na exploração das informações oferecidas, com a possibilidade de se obter uma resposta instantânea gerada por inteligência artificial, com links direcionando para diferentes fontes na web.

A IA generativa na Busca e o Search Labs estarão disponíveis no Chrome para desktop a partir desta quarta-feira, 8, e, na próxima semana o acesso será habilitado gradualmente no Google app (Android, iOS).

Google Busca