O Mobizap apresentou uma estratégia para a retenção de motoristas e usuários na cidade de São Paulo nesta quarta-feira, 8. Em conversa exclusiva com Mobile Time, Thiago Hidalgo, CEO da empresa, afirma que o app pretende subsidiar viagens para motoristas e passageiros com o objetivo de fechar este mês de novembro com uma média de 8 a 10 mil corridas por dia.
Na estratégia apresentada pela empresa, o executivo pretende subsidiar em alguma medida 100% das corridas, em valores que podem variar entre R$ 10 e R$ 20. Na visão da Hidalgo, a ideia é transformar os passageiros em clientes, e, para isso, a companhia quer que o consumidor faça ao menos quatro corridas por semana no app.
Pelo lado do motorista, o subsídio tem a função de dar bônus por um número x de corridas ao longo de um mês. Confira a tabela completa:
- Para cada 50 viagens, será pago R$ 500 de bônus;
- Para cada 70 viagens, será pago R$ 800 de bônus;
- Para cada 100 viagens, será pago R$ 2 mil de bônus;
- Para cada 120 viagens, será pago R$ 5 mil de bônus.
O CEO enfatizou que o objetivo é manter o motorista mais tempo conectado no seu app, mas com segurança e qualidade, uma vez que foca em um pagamento justo, de modo que mantenha o serviço e o carro em bom estado.
Hidalgo ressaltou que esta é uma iniciativa de longo prazo com ações pelos próximos meses. Além disso, afirmou que os subsídios aos motoristas serão perenes, mas os valores e a forma podem variar com a demanda das corridas.
Apps
Lançado em março com a chancela da prefeitura de São Paulo, após vencer edital municipal, o aplicativo foi remodelado em suas versões para motorista (Android, iOS) e passageiro (Android, iOS). A nova versão do aplicativo estará disponível nas lojas de apps do Google e da Apple a partir da próxima segunda-feira, 13.
Aos motoristas, o app traz melhoria na localização, seleciona os mais próximos do local do passageiro e aprimora o uso do GPS, que reduz erros de localidade tanto na chegada quanto no destino. Para o passageiro, o app passa a ter menos telas até finalizar o pedido da corrida; as telas de forma de pagamento e os ícones também ficam mais claros; e o tempo de espera de corrida está mais curto.
A companhia também reduziu as telas de cadastros. Por exemplo, para os motoristas foi reduzido de 17 para sete telas, sem contar o cadastro da selfie.
São Paulo
O vereador Marlon Luz (MDB-SP) defende a evolução do Mobizap. Em sua visão, o app traz as vantagens financeiras para o motorista que existia no começo deste modal, em 2014. Por outro lado, o parlamentar acredita que o passageiro se sente mais seguro e faz uma “boa ação” ao optar pelo app chancelado pela prefeitura.
“Os apps revolucionaram como as pessoas se locomovem. Hoje, o importante é transportar as pessoas do lado A ao B, com segurança – tanto para o motorista quanto para o passageiro. Quando comecei em 2015, toda corrida valia a pena. Mobizap está trazendo isso novamente, pois a taxa é justa. Existe segurança para o passageiro, motorista, verificação de dados de ambos para que tudo seja mais seguro”, afirmou Luz.
O secretário de transportes e mobilidade urbana da cidade, Celso Gonçalves Barbosa, afirma que o app tem uma missão de tornar a disputa entre os aplicativos “mais saudável” e “cooperativa”, além de fomentar mais o uso dos modais na cidade.
Campanha
A estratégia da Mobizap para atrair mais passageiros também passa por uma campanha ampla em mídias externas, eletrônicas e digitais. Em mídia externa, a companhia envelopará a estação Paulista do metrô na linha Amarela e colocará propaganda em pontos de ônibus. Em mídia eletrônica, a marca fará inserções na Band em programas como Masterchef e F1, além de contar com testemunhos de celebridades como Renata Fan, Joel Datena, José Luiz Datena e Neto. E em mídia digital, a Mobizap terá publicações online no Google, Facebook, Instagram, banners em sites e vídeos em apps de jogos.