A Comissão Europeia lançou duas chamadas públicas sobre a concorrência nos mundos virtuais e a inteligência artificial generativa e enviou pedidos de informação a vários grandes intervenientes digitais.
O chamado é aberto a todos os interessados em fornecer feedback a respeito do nível de concorrência no contexto dos mundos virtuais e da IA generativa, e as suas ideias sobre como o direito da concorrência pode ajudar a garantir que estes novos mercados permaneçam competitivos.
As pessoas poderão enviar suas contribuições até 11 de março. Em seguida, a Comissão Europeia vai avaliar o material recebido e, no segundo trimestre de 2024 vai promover um workshop com diferentes pontos de vista sobre os temas.
Em paralelo, a Comissão Europeia está a analisar alguns dos acordos que foram celebrados entre grandes intervenientes no mercado digital e criadores e fornecedores de IA generativa. A Comissão Europeia está a investigar o impacto destas parcerias na dinâmica do mercado.
E, por fim, a Comissão Europeia avaliará se o investimento da Microsoft na OpenAI pode ser revisto ao abrigo do Regulamento das Fusões da UE. O assunto também é discutido no Reino Unido.
Crédito: imagem produzida por Fernando Paiva com IA generativa (Dall-E 3)