Dezembro é um mês de férias e isso se reflete na lista dos aplicativos mais baixados. No Brasil, a grande novidade do ranking no último mês do ano foi a entrada do aplicativo de streaming de séries curtas ShortMax (Android, iOS), que foi o quarto mais baixado, com 4,3 milhões de downloads. Os dados são da plataforma AppMagic e somam instalações em Android e iOS das lojas Google Play e App Store.
Outra novidade em dezembro foi a entrada do Roblox (Android, iOS), único game na lista dos dez mais baixados, o que também pode ser explicado pelas férias escolares. Roblox foi o nono mais baixado, com 3,5 milhões de downloads. Por sua vez, o fenômeno Pokemon TCG Pocket (Android, iOS), que havia sido o sétimo mais baixado no País em novembro, agora ficou na 17ª posição.
Também entraram no ranking dos 10 mais baixados de dezembro o CapCut (Android, iOS) e o app do Itaú (Android, iOS), único banco do grupo. Ele superou o Nubank (Android, iOS) após muitos meses atrás do rival em número de instalações, o que pode ser explicado pela estratégia de concentração dos aplicativos do Itaú em um só.
Por outro lado, deixaram a lista, na comparação com novembro: Threads (Android, iOS), Shopee (Android, iOS), Nubank e Pokemon TCG.
A liderança do ranking continuou com o marketplace Temu (Android, iOS), com 5,4 milhões de instalações, crescimento de 13% em relação ao mês anterior. Instagram, TikTok e Mercado Livre também seguem entre os cinco mais baixados do Brasil.
Veja abaixo a lista dos apps mais baixados do Brasil em dezembro e suas respectivas quantidades de downloads:
1- Temu (5,4 milhões)
2- Instagram (5,1 milhões)
3- TikTok (4,7 milhões)
4- ShortMax (4,3 milhões)
5- Mercado Livre (4,2 milhões)
6- WhatsApp (3,9 milhões)
7- Itaú (3,9 milhões)
8- Kwai (3,5 milhões)
9- Roblox (3,5 milhões)
10- Capcut (3,1 milhões)
Ilustração no alto: produzida por Mobile Time com IA