O presidente da Wireless Broadband Alliance (WBA), Tiago Rodrigues, acredita que dois temas devem dominar o desenvolvimento do Wi-Fi no mercado mundial em 2025: a adoção do Wi-Fi 7 e a eventual alocação do 6 GHz para o uso não licenciado e para o Automated Frequency Coordination (AFC).

Em resposta por e-mail a Mobile Time, o executivo explicou que  a garantia do espectro para o Wi-Fi permite que o uso das frequências pelas operadoras incumbentes seja garantido. Recordou ainda que os sistemas AFC terão implementações em fases em várias regiões, como Estados Unidos, Canadá e partes da Ásia, à medida que os reguladores aprovem o uso de 6 GHz para Wi-Fi não licenciado sob gerenciamento AFC.

“Nos EUA, as operadoras (de AFC) aprovadas pela FCC, como a WBA, liderarão a implementação da tecnologia para operações de Wi-Fi de potência padrão na banda de 6 GHz, algo que liberará novos casos de uso. Nós esperamos que outros países adotem estruturas AFC semelhantes ao modelo norte-americano, o que acelerará a implantação em espaços empresariais e públicos”, disse Rodrigues. “Isso com a garantia que os dispositivos de rede possam operar com níveis de energia padrão em áreas externas (outdoor) ou de alto tráfego, e, sem comprometer as comunicações existentes”, completou.

O que é AFC

O sistema AFC aloca automaticamente o canal e a intensidade de potência que um dispositivo pode usar, em tempo real, com base em pedidos dos operadores em um banco de dados de espectro centralizado. Nele, a base de dados terá conhecimento dos canais disponíveis, de outros operadores próximos, e garantirá – de forma automatizada – o cumprimento das regras estabelecidas pelos reguladores de um país (como os EUA), garantindo a atribuição independente da utilização do espectro.

Este formato é vital para o gerenciamento na faixa de 6 GHz, uma vez que o sistema AFC poderá liberar a energia de equipamentos com Standard Power Wi-Fi sem interferir em serviços com acesso prioritário nessa faixa, como satélites de banda C e enlaces de rádio.

O papel das operadoras de AFC é similar ao de um certificador. Elas possuem normas e regras de telecomunicações para liberar os equipamentos para uso. Tanto que as sete operadoras escolhidas continuarão sendo avaliadas pelo FCC e o seu Escritório de Engenharia e Tecnologia (OET) nos Estados Unidos.

Com o aval do regulador, os escolhidos poderão ajudar a criar regras para o uso do Standard Power Wi-Fi, um novo padrão de Internet sem fio que permite uma cobertura 63 vezes superior ao formato atual. Uma das normas aguardadas é a garantia de funcionamento de aparelhos com Wi-Fi 6 e Wi-Fi 7 com Standard Power Wi-Fi, ao mesmo tempo que as operadoras usam o espectro para links de operadora móvel de ponta a ponta e equipamentos FWA.

Wi-Fi 7

Sobre a adoção do Wi-Fi 7, o representante da WBA acredita que os primeiros a adotarem a tecnologia (early adopters, no original em inglês) serão as indústrias voltadas para a tecnologia, entusiastas de casas inteligentes e empresas que precisam de conectividade em alta densidade e velocidade.

“Em 2025, as grandes companhias de tecnologia e empresas avançadas em uso de tecnologia estarão entre as primeiras a implementarem o Wi-Fi 7 em suas infraestruturas de escritório para suportarem suas crescentes demandas de ferramentas em colaboração remota, sensores de Internet das Coisas e videoconferência de alta definição de imagem”, afirmou.

Rodrigues também acredita que o segmento de cidades inteligentes colabora para a mudança, uma vez que é possível adotar o Wi-Fi 7 com coleta de dados em tempo real de módulos de IoT para gerenciamento de tráfego, segurança pública e monitoramento do ambiente.

“Grandes locais públicos como estádios, aeroportos e centros de convenções adotarão o Wi-Fi 7 antecipadamente para gerenciar as necessidades de conectividade de milhares de usuários simultâneos, fornecendo streaming e acesso a dados contínuos para fãs, viajantes e torcedores”, prevê.

Por sua vez, no setor de consumo, Rodrigues reforçou que os usuários experientes em tecnologia e aficionados por casas inteligentes devem fazer as atualizações de seus roteadores para o Wi-Fi 7 com intuito de maximizar o desempenho de seus equipamentos conectados, como dispositivos inteligentes, sistemas de segurança e sistemas de entretenimento para streaming e jogos em 8K.

Imagem principal: Ilustração produzida por Mobile Time com IA

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!