O tempo em que o brasileiro médio não sabia mandar uma mensagem de texto definitivamente acabou. Depois de tantas promoções na TV, com garotos-propaganda como o Faustão, parece que o esforço das operadoras e de grupos de mídia em ensinar como funciona o serviço surtiu efeito. A prova disso são os números de dezembro da Oi: nada menos que 94,5% de sua base de assinantes de telefonia celular, ou 43 milhões de linhas, enviou pelo menos uma mensagem de texto naquele mês, informa o diretor de produtos móveis da companhia, Roberto Guenzburger. Ao todo, a Oi registrou tráfego de 1,3 bilhão de mensagens em dezembro, uma média de 30,2 SMS por cada usuário que utilizou o serviço.
Não foram divulgados ainda dados da penetração do serviço nas outras operadoras, mas é sabido que o tráfego de SMS cresceu significativamente no ano passado no Brasil, puxado pela queda no preço da mensagem. "Hoje, para se comunicar com alguém de outra operadora é mais barato enviar um SMS do que ligar", argumenta Guenzburger.
Vale lembrar que a queda nos preços foi iniciada pela TIM, com a oferta de SMS ilimitado por R$ 0,50 ao dia para seus usuários pré-pagos. Entre janeiro e outubro do ano passado, a TIM relatou ter verificado um aumento de 13 vezes em seu tráfego de SMS na base pré-paga. Na Claro, o volume de mensagens de texto aumentou quatro vezes em 2011 e, tal como na Oi, ultrapassou a marca de 1 bilhão por mês, conforme revelado pela diretora de serviços de valor adicionado e roaming da operadora, Fiamma Zarife, em entrevista para este noticiário na semana passada. A explosão no tráfego de SMS é assunto de matéria da edição de fevereiro da revista Teletime, que circulará a partir da semana que vem.