O governo russo promete dar um incentivo financeiro para que desenvolvedores locais portem seus apps Android e iOS para os sistemas operacionais móveis Tizen e Sailfish. O primeiro foi criado a partir do Linux e é apoiado pela Samsung, que lançou seu primeiro modelo de smartphone com a plataforma na Índia, algumas semanas atrás. O Sailfish, por sua vez, é a evolução do antigo MeeGo, criado pela Nokia, e agora administrado pela finlandesa Jolla.
O governo russo estaria preocupado com a dominação do mercado de apps móveis por um duopólio de sistemas operacionais norte-americanos: Android e iOS. Vale lembrar que o terceiro player também é dos EUA, o Windows Phone, da Microsoft. O fomento do Tizen e do Sailfish seria uma forma de reduzir a dependência daqueles sistemas fechados.
A informação sobre o apoio financeiro partiu do ministro das comunicações russo em declarações publicadas em sua conta no Twitter. Não foram revelados maiores detalhes de como será dada esse ajuda. O assunto virou notícia no site internacional de tecnologia Tech Crunch
Análise
No Brasil, o governo não parece tão preocupado com a hegemonia norte-americana em sistemas operacionais móveis. Mais importante é fomentar a indústria nacional de apps por si só, o que vem sendo feito de várias maneiras, como através da exigência de apps nacionais nos smartphones desonerados pela Lei do Bem.