A Disney encerrou 2021 com 130 milhões de usuários no seu serviço de streaming, o Disney+ (Android, iOS), alta de 37% contra 95 milhões no final de 2020. O incremento foi mais forte no mercado internacional (excluindo Estados Unidos e Canadá), 40%, de 30 milhões para 41 milhões.
No mercado norte-americano, o salto do Disney+ foi 18%, de 36,3 milhões para 43 milhões de consumidores na comparação ano a ano.
A receita média por usuário (ARPU) subiu de US$ 4,03 para US$ 4,41 no global, 10% de aumento. Na operação internacional o crescimento foi de 26%, de US$ 4,73 para US$ 5,96. No mercado norte-americano, o incremento registrado foi de 15%, de US$ 5,80 para US$ 6,68.
Vale dizer que o resultado internacional exclui o serviço Hotstar que é oferecido pela Disney na Ásia e soma as assinaturas do latino-americano Star+ com o Disney+. Além disso, o quarto trimestre do ano é o primeiro trimestre fiscal da companhia.
Streaming geral
Na divisão que abarca os serviços de streaming da Disney, direct-to-consumer, a companhia registrou no quarto trimestre de 2021, 196,4 milhões de consumidores, alta de 34% contra 146,5 milhões no mesmo período do ano anterior. Vale lembrar que essa divisão inclui ainda o Hotstar, ESPN+ e Hulu, que não são ofertados no Brasil.
Em termos de receita, o direct-to-consumer registrou US$ 4,7 bilhões no 4T21, aumento de 34% contra US$ 3,5 bilhões do 4T20. Por outro lado, o prejuízo operacional da divisão cresceu de US$ 466 milhões para US$ 593 milhões, devido aos gastos com Disney+ em programação, produção, marketing e tecnologia.