Uber

A Uber (AndroidiOS) registrou um aumento de 54% em sua receita anual em 2021, alcançando US$ 17 bilhões contra US$ 11 bilhões do ano anterior. Com o resultado, a companhia reduziu seu prejuízo operacional de US$ 5 bilhões para US$ 4 bilhões e o prejuízo líquido de US$ 6,5 bilhões para US$ 500 milhões.

De acordo com o CEO da companhia, Dara Khosrowshasi, o resultado ocorre com mais consumidores ativos na plataforma e as corridas voltando aos níveis pré-pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov 2), mesmo com o avanço da variante Ômicron afetando as receitas da empresa no final de dezembro.

Importante dizer que a receita da empresa no ano foi impactada pelo enxugamento com operações de venda, como US$ 348 milhões da venda de sua operação na Rússia para a Yandex; a aquisição da Uber Eats India pelo Zomato por US$ 154 milhões; e os US$ 77 milhões obtidos com a venda da European Freight Business para a alemã sennder.

Khosrowshasi ainda credita o bom resultado ao fato de que a divisão de delivery da Uber alcançou lucratividade no EBITDA ajustado pela primeira vez no quarto trimestre de 2021 – US$ 25 milhões.

Operacional

Ao todo, a Uber registrou 6,3 bilhões de viagens em 2021, alta de 27% na comparação com os 5 bilhões de 2020. A receita com corridas foi de US$ 90 bilhões, incremento de 53% contra US$ 57 bilhões do ano anterior. O EBITDA ajustado do negócio de mobilidade registrou crescimento de 37%, de US$ 1,1 bilhão para US$ 1,5 bilhão.

Vale lembrar, o fim da operação de delivery de bares e restaurantes via Uber Eats no Brasil foi anunciada no começo de 2022. Logo o seu resultado será observado ao longo deste ano.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!