Ao longo de 2022, 49% dos aplicativos foram desinstalados 30 dias após o download. Na comparação com 2021, segundo Relatório de desinstalação de apps – edição de 2023, realizado pela AppsFlyer, o número é uma melhoria, pois houve redução de 8 pontos percentuais, quando o nível de desinstalação dos apps foi de 57%. Mas o volume do ano passado significa que um em cada dois aplicativos instalados são removidos dentro de 30 dias após o download.
A AppsFlyer analisou 4 bilhões de instalações de mais de 5 mil aplicativos que aconteceram de julho a outubro de 2022 e trouxe insights e dados de benchmark para desinstalação, por região e vertical.
A categoria de jogos reserva um maior percentual de desinstalação (66%). E as taxas mais baixas foram observadas em apps de viagens, com 31%. Segundo a empresa de análise de aplicações, a fidelidade seria mais forte entre os usuários dessa categoria.
“Os profissionais de marketing, especialmente na vertical de jogos, realizaram campanhas agressivas de aquisição de usuários para aproveitar o aumento do tempo de tela, à medida que os smartphones se enraizaram na sociedade moderna. Quando a atividade de instalação é alta e os usuários estão mais inclinados a experimentar novos aplicativos, as desinstalações também aumentam”, explica o relatório.
Das desinstalações, 49% são feitas apenas 24 horas após o download. Os aplicativos ligados a finanças apresentaram a tendência mais negativa, com taxas 27% mais altas no primeiro dia em comparação com a média de outras verticais.
A Appsflyer ressalta que, desde o lançamento do iOS 15, o rastreamento de desinstalações no sistema operacional da Apple se tornou limitado. Isso faz com que os pushes em segundo plano sejam enviados somente quando o aplicativo foi usado em primeiro plano durante algumas semanas.