O Apple Watch terá uma loja própria com aplicativos adaptados para o relógio e acessível através da tela do aparelho. A loja foi batizada de "Apple Watch App Store" e trará, logo na sua abertura, títulos como American Airlines, Uber, Nike+ Running, Instagram, Open Table, Shazam, Twitter e WeChat. A separação dos apps é uma tendência iniciada na Google Play, onde há uma categoria dedicada ao Android Wear, sua plataforma de acessórios vestíveis.
O Apple Watch será integrado ao serviço de pagamento por aproximação Apple Pay. Desta forma, o usuário poderá pagar encostando o relógio em um terminal de POS, em vez de usar o smartphone. O Passbook, agregador de tíquetes e bilhetes do iPhone, também será acessível pelo relógio. O cartão de embarque de um voo, por exemplo, poderá ser apresentado com o Apple Watch.
A tela do relógio será dotada de uma tecnologia capaz de diferenciar um toque leve de outro com mais pressão, o que permitirá aos desenvolvedores criarem novos comandos para os apps. Além disso, a coroa lateral facilitará o scroll e o zoom sem que a imagem da tela seja tampada pelo dedo do usuário. O relógio também vibra levemente quando chegam notificações.
Na configuração, o usuário poderá escolher o mostrador que mais lhe agrada e as informações úteis que deseja visualizar nele, como previsão do tempo ou próximo compromisso na agenda – no Android Wear, também é possível definir que apps podem mandar notificações e quais não.
No hardware, o ponto negativo está na bateria, prevista para durar 18 horas. A recarga é feita por indução, ou seja, sem fio.
Preços e disponibilidade
O processo de pré-vendas on-line do produto será aberto no dia 10 de abril. O relógio chegará às lojas no dia 24 de abril, inicialmente em nove países: Alemanha, Austrália, Canadá, China, EUA, França, Hong Kong, Japão e Reino Unido. Não foi divulgada uma previsão para o Brasil.
O Apple Watch será lançado em dois tamanhos (38 e 42 mm) e em três versões: Apple Watch Sport; Apple Watch; e Apple Watch Edition. A primeira éesportiva, com pulseiras em cinco cores diferentes, tela retina, e vendida a US$ 349 ou US$ 399. A segunda traz três opções de pulseira de couro, um bracelete de metal, tela retina com cristal de safira e terá preços variando de US$ 549 a US$ 1.099. A Apple Watch Edition, por fim, terá preços a partir de US$ 10 mil, inclusive com uma versão feita de ouro de 18 quilates.
O design retangular, contudo, é criticado no mercado por não ser tão atraente quanto os relógios redondos, como aqueles desenvolvidos por Motorola, Huawei e LG. Mesmo assim, as projeções são de que a Apple lidere o mercado de wearable devices em 2015, respondendo por 55% de share dos produtos distribuídos ao varejo mundial: a previsão de Strategy Analytics, é de que 15,4 milhões de unidades do Apple Watch cheguem às lojas do mundo inteiro este ano.