O Google Assistant recebeu uma série de novas APIs. As novidades foram apresentadas pela empresa no primeiro dia do festival SXSW, nesta sexta-feira, 9. De acordo com a empresa, essas soluções buscam unir marketing e tecnologia em sua assistente virtual.
Agora, os desenvolvedores podem controlar o playback de áudio em alto-falantes inteligentes com uma nova API. A solução funciona em dispositivos como Google Home e em handsets Android. Desse modo, companhias de mídia podem ofertar vídeo clipes, histórias interativas e resumo de notícias aos usuários. The Daily Show (Comedy Central), Calm e CNBC estão entre as mídias que já usam a nova API.
Outra novidade são as notificações push e updates diários via Google Assistant. Neste caso, a lendária revista Esquire está usando a tecnologia para enviar “mensagens de sabedoria do dia”. A Forbes manda as “principais falas do dia”, e a SpeedyBit informa os usuários do sobre a cotação diária de criptomoedas.
Em termos de construção de modelos de negócios também há novidades. Uma API permite que os desenvolvedores do Google Assistant acessem quais compras foram feitas pelos seus consumidores em apps da Google Play. Desse modo, as empresas podem oferecer pacotes promocionais e atualizações pagas de seus apps.
Não menos importante, a última API que o assistente virtual do Google recebeu é para dar comandos específicos que podem ser executados por dispositivos conectados ao seu sistema via Google Home. Um exemplo é pedir para o fogão ligar o forno e pré-aquecer a 350 graus. Antes, o Google Assistant aceitava comandos de voz e textos simples, como ligar e desligar o fogão.