Em um primeiro momento, as tecnologias de inteligência artificial (IA) generativa que estão ganhando força terão dois impactos principais para os negócios, que estão ficando cada vez mais claros, na visão de André Ferreira, gerente geral da América Latina da LivePerson, plataforma conversacional global. Fazer automações se tornou um processo mais rápido. Por outro lado, a IA passou a ser assistente de seres humanos, ajudando em tarefas rotineiras.
“Um bot de perguntas e respostas, para ser gerado em cima de uma base de dados existentes, utilizando o modelo tradicional, levaria facilmente três a quatro semanas para ser desenvolvido, até treinar toda a parte de linguagem natural. Agora, isso é possível em 10 minutos”, disse, em evento da LivePerson, em São Paulo, nesta quinta-feira, 9. “Estamos falando de um impacto significativo, do ponto de vista da habilidade de automatizar diversas tarefas dentro das empresas”, complementou.
Outro resultado do uso da tecnologia nos negócios é o fato de que a IA pode atuar como copiloto do agente humano, orientando-o na tomada de decisões. Isso é especialmente útil para pessoas que acabaram de entrar numa companhia e não sabem quais ações tomar em determinadas situações, acelerando seu processo de onboarding, já que o profissional não precisa “saber absolutamente tudo”.
Para ele, principalmente as companhias que já estão mais estruturadas, no que diz respeito à IA, é que se beneficiarão, dando um salto significativo com os avanços promovidos pelas novas tecnologias.
“Imagina a situação onde um agente falando com o cliente por telefone ou por mensagem, e você tem uma ferramenta processando aquilo que está sendo conversado. Ao mesmo tempo, esse copiloto está ‘cochichando’ no ouvido do agente como melhor tratar esse cliente, informações que eventualmente o agente não teria capacidade de absorver. Imagina, em uma operação de telecomunicações, a quantidade de processos, de assuntos, que um agente precisa conhecer. O copiloto vai estar do lado dele ajudando nisso”, afirmou.
Ferreira salientou que a assistência da tecnologia generativa vai muito além do atendimento. Ele também pode ajudar na elaboração de campanhas de marketing, por exemplo. A partir de inputs detalhados, é possível pedir para que a IA gere um texto direcionado a consumidores em um determinado formato ou tom.