Uma das principais novidades desta semana no mercado brasileiro de conteúdo móvel foi o lançamento do blah. Poderia ser apenas mais uma tentativa de concorrer com WhatsApp e afins, não fosse o fato de ter sido criado por uma operadora móvel, no caso, a TIM.
Na verdade, blah é muito mais que um app de mensagens instantâneas. Trata-se de um centralizador de todos os tipos de comunicações móveis do usuário. Funciona como agenda de contatos; agrega toda a troca de mensagens de texto (SMS) e de mensagens instantâneas pelo blah em um único ponto; possui um discador para chamadas telefônicas; e permite a realização de ligações VoIP para uma pessoa ou em grupo e também vídeochamadas, além da troca de arquivos digitais armazenados no aparelho. Ou seja: faz praticamente tudo, só não inclui as mensagens de outros apps de bate-papo, por questões óbvias. Pode ser visto como uma mistura de WhatsApp com Skype e com o Contatos+ (app de agenda e discador).
Merece destaque o visual do aplicativo: é simples e estiloso. A forma como os contatos são organizados na agenda privilegia a TIM. São quatro grupos, cada um marcado com uma cor distintiva em um círculo em torno da foto: 1) pessoas que têm linha da TIM aparecem com um círculo azul claro; 2) com TIM e o app do blah instalado, azul escuro; 3) apenas com blah instalado mas linha de outra operadora, cinza; 3) demais contatos, branco. Isso torna o blah bastante útil para assinantes pré-pagos da TIM, que veem valor em saber se os amigos são da mesma operadora, o que barateia os custos de ligações.
Testei uma vídeochamada e ela funcionou bem, a partir de um Wi-Fi de 35 Mbps no qual estava conectado. É preciso verificar se a compressão aguenta conexões menos velozes sem prejudicar a comunicação.
Um ponto que pode ser melhorado é o envio de arquivos de vídeo dentro de conversas. Atualmente os arquivos não estão sendo comprimidos, o que pode tornar a transferência um pouco demorada. De toda forma, isso pode ser bom quando o intuito é entregar o vídeo com qualidade máxima, o que não é a intenção na maioria das vezes. Poderia haver uma opção de comprimir ou não o vídeo. Outros apps, como WhatsApp, oferecem essa possibilidade.
Em suma, blah tem tudo para conquistar os usuários pré-pagos da TIM. Talvez comecem usando-o por conta da agenda e, pouco a pouco, vão descobrir as outras funcionalidades. Seu sucesso como app de mensagens instantâneas, contudo, vai depender da adesão de usuários de outras operadoras, pois ninguém tem amigos apenas na TIM.