A Jump Bikes (Android, iOS) foi adquirida pela Uber (Android, iOS, Windows Phone) nesta segunda-feira, 9.  O serviço de bicicletas elétricas compartilhadas (sem estação para armazenamento) mostra a tendência que a empresa de transporte de carros tenta fazer para se tornar um hub de transporte multimodal. Nos Estados Unidos, a Uber possui serviços com carros particulares, transporte de carga e delivery, além de testes com carros autônomos.

Esta compra teve como estopim o lançamento do serviço de bicicletas na cidade de São Francisco, sede da Uber, em janeiro deste ano. Com o lançamento na cidade californiana, Jump e Uber fizeram uma parceria no começo do ano que permitia aos usuários do app de corridas de carros alugarem bicicletas. Em texto publicado no site da companhia, Ryan Rzepecki, CEO da Jump, disse que a resposta dos usuários com o serviço foi fora do comum, o que atraiu a atenção de “algumas companhias”, como a própria Uber reproduziu nesta manhã.

“Hoje, tenho o prazer de anunciar que fechamos um contrato para adquirir a Jump Bikes, um serviço de compartilhamento de bicicletas sem estações que já testamos em São Francisco. O piloto em nossa cidade natal teve um começo muito forte, com os ciclistas desfrutando de uma maneira conveniente e ecologicamente correta de subir e descer nossas colinas de marca registrada”, escreveu Dara Khosrowshahi, CEO da Uber, em nota no site da empresa.

Durante o primeiro mês da Jump Bikes em São Francisco, a média diária de viagens com bicicletas foi de quatro por veículo, sendo que a companhia adicionou 250 bicicletas elétricas na cidade; mais de 11 mil pessoas se registraram no serviço; a quantidade de viagens foi de 23,5 mil; o total de distância percorrida por todos os usuários foi de 60,3 mil milhas (97 mil quilômetros), algo que daria 2,42 voltas no planeta; com isso, a distância média por viagem foi de 2,6 milhas.

“Estamos animados para começar nosso próximo capítulo e desempenhar um papel significativo na transição do Uber para uma plataforma multimodal. Combinar o histórico de inovações de produtos e parcerias de cidades com a escala, a excelência operacional e os recursos da Jump vão nos permitir ter um impacto global mais rápido do que se tivéssemos em busca de nossa própria visão”, disse Rzepecki, da Jump. “No nosso cerne, nós (Jump) continuamos a mesma equipe que é apaixonada por parcerias com cidades para aumentar o ciclismo, mas ingressar na Uber nos oferece a oportunidade de realizar nossos sonhos mais rapidamente e em uma escala muito maior”.

Vale lembrar, a Jump é uma companhia de Nova Iorque com 10 anos de existência. No final de 2017, a empresa possuía 12 mil bicicletas elétricas disponíveis em 40 cidades espalhadas em 6 países da América do Norte, Europa e Oceania. Os valores da transação não foram revelados.

 

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