Um levantamento da Leapfone revelou que os millennials (pessoas nascidas aproximadamente entre os anos 1981 e 1996) são os principais usuários do serviço de aluguel de celulares no Brasil. Segundo a pesquisa, esse grupo representa 62% dos contratos ativos.
Em seguida, aparecem os integrantes da Geração Z (nascidos entre 1997 e 2012), com 23%, e a Geração X (nascidos entre 1965 e 1980), com 15%. A pesquisa cruzou informações por faixa etária, modelo de aparelho e região.
De acordo com a empresa de assinatura de smartphones, como cerca de 15% dos usuários têm mais de 45 anos, o apelo para o aluguel de celular é maior entre públicos mais jovens, ao qual, segundo a empresa, estão mais familiarizados com soluções digitais.
Entre os modelos mais alugados na categoria de aparelhos novos, o iPhone 15 lidera com 21% da preferência, seguido pelo Galaxy S23 Ultra (19%), iPhone 16 (16%), iPhone 16 Pro Max (14%) e Galaxy S24 Ultra (10%). Já entre os modelos seminovos ou “como novos”, o ranking é semelhante: iPhone 15 (21%), iPhone 13 (15%), iPhone 14 (14%), iPhone 15 Pro Max (12%) e Poco X6 Pro (10%).
Geograficamente, o estado de São Paulo concentra a maior parte dos clientes, com 41% dos aluguéis, seguido por Rio de Janeiro (12%), Minas Gerais (9%), Paraná (6%) e Rio Grande do Sul (5%). A pesquisa indica que essa distribuição reflete a densidade populacional e a capacidade econômica de cada região.
Já no segmento corporativo, os modelos básicos da Motorola, como Moto G04, Moto G14 e Moto E13, representam 74% dos aluguéis feitos por empresas, sendo os preferidos para equipes comerciais e operacionais.
Na categoria premium, voltada para gestores, diretores e sócios, predominam os modelos da Apple como iPhone 14, 15, 16 e as versões Pro Max com 256GB, indicados para uso intensivo de recursos e alta performance. O setor empresarial que mais recorre ao aluguel de celulares é o de facilities, que utiliza a estratégia como forma de racionalizar a gestão de equipamentos entre os funcionários.