A fabricante de equipamentos e ferramentas para o campo Stihl planeja concluir em 2027 a unificação global de seus 31 ERPs, adotando uma solução desenvolvida em plataforma SAP. O trabalho foi iniciado em 2019 e vai levar ao todo oito anos. Em alguns mercados a transição para o novo ERP global já foi realizada e agora a bola da vez é o Brasil e a Alemanha, com previsão de entrada em operação em janeiro de 2026. Os últimos a migrar serão EUA e China, em janeiro de 2027.

Na Stihl essa iniciativa é considerada uma das maiores da história da companhia e é chamada de One Stihl. A ideia é padronizar indicadores e aumentar a eficiência nos processos administrativos e de negócios. A empresa não abre o valor do investimento.

O novo ERP fica hospedado on premise, decisão tomada em 2018, quando o One Stihl começou a ser projetado e a oferta de nuvem ainda não estava tão madura, justificam executivos da Stihl.

No Brasil, 100 pessoas trabalham no programa One Stihl, sendo metade com dedicação exclusiva.

Operação brasileira

A Stihl conta com sete fábricas ao redor do mundo. A brasileira, localizada em São Leopoldo/RS, é a única na América Latina. A companhia produz no país motoserras, roçadeiras e pulverizadoras, dentre outros equipamentos, e também cilindros para motores a combustão. Seu faturamento no Brasil no ano passado foi de R$ 3,18 bilhões, equivalente a cerca de 10% da receita mundial do grupo.

A ilustração no alto foi produzida por Mobile Time com IA

*O jornalista viajou a São Leopoldo/RS a convite da SAP

 

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!