O novo sistema operacional da BlackBerry, o BB10, lançado esta semana no País com o modelo Z10, já conta com 44 aplicativos desenvolvidos para o público brasileiro. Há desde bancos e um serviço de chamada de táxi, até revistas e jornais de renome. Os 44 apps adaptados para a plataforma BB10 estão disponíveis para download na loja App World. A lista completa é: Apontador, Autoesporte, BandNews TV, Bradesco, Casa e Jardim, Casa Vogue, Central do Delivery, Cinemark Brasil, Colheradas, Crescer, Easy Taxi, Eat All Brains, Época, Época Negócios, Rádio ESPN Brasil, Exame, Folha, Forbes Brasil, Galileu, Glamour Brasil, GQ Brasil, Globo Rural, Istoé Dinheiro, Ideiasmusik, iG Notícias, Info, Itaú, Itaú Empresas, Itaú Personnalité, Itaú Uniclass, JP Esportes, Ka'arupan, Marie Claire Brasil, MercadoLivre, Navita Translator, Pequenas Empresas grandes Negócios, Porto Seguro, Porto Vias, Quem, Sigo o meu time, TAM Mobile, Terra, Vogue Brasil e Wappa. À exceção do Ka'arupan, que é um game, os outros são todos gratuitos.
Análise
A BlackBerry fez um bom trabalho de atração de conteúdo local para a sua nova plataforma, escolhendo um mix de apps para os mais diversos gostos e finalidades, incluindo jogos, bancos, revistas, jornais, rádios, serviço de táxi, pagamento móvel, música, gastronomia etc.
Como costuma acontecer com qualquer plataforma nova, é provável que muitos desses desenvolvedores tenham recebido incentivos para criarem suas versões em BB10, na forma de apoio ao próprio desenvolvimento. Nokia e Microsoft têm feito o mesmo com o Windows Phone. O esforço é necessário, pois o que faz a diferença em uma plataforma móvel não é apenas a sua interface, mas, principalmente, o seu conteúdo. Sem apps locais, uma plataforma não deslancha.
O desenvolvimento de um app custa tempo e dinheiro. Os desenvolvedores acabam preferindo investir naquelas plataformas que já estão consolidadas, nas quais há grande público, como Android e iOS. Contudo, há um benefício relacionado às novas plataformas que às vezes é pouco percebido pelos desenvolvedores: o destaque que ganham por serem os primeiros. A App Store e a Google Play possuem catálogos com centenas de milhares de títulos. Ali, um novo app de uma start-up vira uma gota em um oceano. Enquanto isso, na App World e no Windows Market esses apps novos ganham destaque não apenas na loja, mas também por meio dos canais de marketing das empresas responsáveis pela plataforma. Foi o que fez a BlackBerry, por exemplo, que divulgou por conta própria a lista com esses primeiros 44 apps brasileiros.