Apostando na demanda pelo serviço de m-learning, a Claro lançou na última quarta-feira, 8, o Ideias Cursos, uma plataforma integrada de ensino, com várias opções de cursos, em que seus clientes podem aprimorar conhecimentos de modo prático e rápido, por meio de seus aparelhos celulares.

O Ideias Cursos é, atualmente, o maior projeto da Claro na área educacional, mas a operadora já está nesse mercado desde 2012, quando lançou o Claro Línguas e o Concursos Públicos Claro. “Conhecendo melhor esse mercado, verificamos que há um interesse muito grande na nossa base de clientes”, conta Rafael Lunes, gerente de marketing de serviços de valor agregado para a área de conteúdo e interatividade da Claro. Diante dessa demanda, o desafio foi lançar uma plataforma com flexibilidade para fornecer, de modo integrado, conteúdos variados. “Não queríamos mais lançar cursos de forma fragmentada”.

O Ideias Cursos oferece várias opções de cursos, como finanças pessoais, reforma ortográfica, português com o professor Sérgio Nogueira, culinária básica, entre outros. Os clientes que quiserem utilizar o serviço devem enviar uma mensagem de texto com a palavra "Cursos" para 6890. Matriculados, passam a receber informações em seu aparelho por SMS. Diariamente, pela manhã, é enviada uma lição por mensagem de texto e, caso haja interesse no complemento da mensagem, é possível solicitar conteúdo adicional, enviando um SMS com o comando "MAIS".  Às 16h, os usuários recebem um link para uma página WAP, em que podem conferir um resumo do conteúdo do dia. A ideia é que, em breve, o curso passe a utilizar outras ferramentas, como aplicativos, mas Lunes garante que a variedade de interfaces não será um problema para usuários que têm aparelhos mais simples. “O Ideias Cursos foi pensado para alcançar toda a pirâmide de nossa base clientes. Estruturamos o serviço da maneira mais democrática possível”, afirma o gerente.

Os cursos custam R$ 2,99 por semana. Para o lançamento, a Claro vai oferecer seis cursos do seu portfólio  gratuitamente por até 30 dias àqueles que queiram experimentar a novidade. Lunes ressalta que existe, por parte da companhia, uma preocupação com a didática, e que todos os módulos são vendidos com o conteúdo completo, sem risco de interrupção no conteúdo. “Não queremos que o usuário de pré-pago, por exemplo, tenha um módulo interrompido por falta de crédito”, explica. O gerente acredita que o Ideias Cursos vai chamar a atenção especialmente das classes C e D, que buscam maior qualificação e enfrentam desafios novos, como gerenciar suas economias.

Considerando os números das experiências anteriores, as expectativas são de que, até o fim de 2013, a ferramenta conte com 5 milhões de usuários ativos. Hoje, o Claro Línguas conta com 1,5 milhões de matriculados e o Concursos Públicos Claro, com 500 mil. “Esses cursos já lançados são voltados para um segmento bastante específico. Então acreditamos que essa plataforma com conteúdo mais amplo será ainda mais acessada”, argumenta.

O Ideias Cursos é um projeto do Grupo América Móvel e, embora o Brasil tenha sido o primeiro país a adotá-lo, mais 18 países na América Latina também oferecerão o serviço até 2014. “A América Latina tem necessidades semelhantes em termos educacionais, mas cada país terá uma plataforma pensada para suas particularidades”, explica o gerente.