O Guiabolso (Android, iOS) foi pioneiro no open banking brasileiro quando esse termo nem sequer era conhecido. Antes que qualquer regulamentação de compartilhamento de dados bancários fosse esboçada no País, a startup construiu por conta própria uma plataforma de gestão financeira que, com a devida autorização do cliente, acessa e analisa suas contas correntes em várias instituições financeiras. Superou a desconfiança inicial de muita gente, enfrentou resistência de alguns grandes bancos, incluindo uma batalha judicial que venceu do Bradesco, e conquistou ao longo dos últimos anos 6 milhões de usuários. Agora, com o open banking se tornando obrigatório por determinação do Banco Central, o Guiabolso se reposiciona estrategicamente. Vai aproveitar a experiência acumulada para oferecer sua plataforma como um serviço para terceiros, uma espécie de “open banking as a service”.
Mais de dez empresas já assinaram contratos com o Guiabolso para usar sua plataforma, dentre as quais os bancos BV e PAN. As ações deste último se valorizaram 7% no dia seguinte ao anúncio da parceira, relata Thiago Alvarez, CEO e fundador do Guiabolso, em conversa com Mobile Time.
A plataforma do Guiabolso é modular e ajuda não apenas a cumprir a regulamentação do open banking, mas também a organizar e analisar os dados obtidos de clientes de outras instituições. “O open banking garante o acesso ao dado bruto do cliente. Só que o extrato em cada banco é diferente, não está padronizado, cada banco usa sua terminologia. Haverá um trabalho grande para normalizar e consolidar isso, gerar insights, criar um marketplace etc”.
Tudo o que o Guiabolso oferece hoje ao consumidor final será disponibilizado para que terceiros ofereçam também, garante Alvarez, inclusive seu modelo de crédito, que acumula mais de R$ 1 bilhão em empréstimos concedidos. “Um modelo de crédito pressupõe que se tenha os dados para modelar. Não é difícil, mas demora uns dois anos para poder acompanhar a inadimplência e então criar o modelo. Eu tenho um marketplace com dados coletados desde 2016. São cinco anos de estrada com histórico de crédito dentro da plataforma”, argumenta o executivo.
Se antes as conexões que o Guiabolso desenvolveu para coletar dados de outras instituições foram seu grande diferencial competitivo, agora sua experiência na análise desses dados é que se tornou seu principal ativo. A chegada do open banking se tornou uma oportunidade para levar a todo o mercado a missão do Guiabolso de melhorar a vida do brasileiro em serviços financeiros, não mais se limitando apenas aos seus 6 milhões de clientes, diz Alvarez.