Ilustração de Nik Neves

A Ótima Digital registrou em 2023 um volume de 5,7 bilhões de mensagens de texto (SMS) enviadas pelos seus clientes no Brasil. Isso representou um aumento de 27% em comparação com os 4,5 bilhões de SMS originados pela sua plataforma em 2022.

E o canal segue em crescimento acelerado em 2024. Em maio deste ano foram enviados 740 milhões de SMS, um aumento de 42,3% em comparação com o mesmo mês de 2023, quando totalizou 520 milhões.

Thiago Oliveira Silva, Ótima Digital

Thiago Oliveira Silva, CEO da Ótima Digital

RCS cresce mais de 20 vezes

O RCS também está avançando rapidamente na plataforma da Ótima Digital. Seu volume mensal havia sido de 800 mil em maio do ano passado e agora passou para 18 milhões em maio deste ano, um crescimento de mais de 20 vezes. O volume mensal de RCS da Ótima atualmente é mais da metade do que foi registrado no ano inteiro de 2023, quando trafegou 28 milhões de mensagens.

Modelo de negócios

A Ótima Digital oferece uma plataforma de comunicação digital vendida como serviço, uma CPaaS chamada O2Cloud. Além da integração com operadoras de telecomunicações, a plataforma inclui recursos de inteligência artificial e criação de chatbots. Vale destacar que a Ótima Digital conta com autorizações de STFC e SCM. No ano passado, a empresa roteou 10 bilhões de chamadas telefônicas.

Com foco principalmente no mercado de call center e operadoras IP, sua carteira é composta por mais de 300 clientes distribuídos entre países da América do Sul, Europa e África. A empresa planeja em 2025 abrir um escritório no México.