O Grupo Elife incorporou o ChatGPT em uma ferramenta de construção de chatbots dentro da sua plataforma de atendimento, a Cxpress.
A ferramenta consiste em uma interface que permite delimitar com clareza o conhecimento do bot. O passo a passo é curto e simples, sem requerer conhecimento de programação – totalmente “no code”. Basta preencher alguns campos em um formulário, incluindo o nome do assistente virtual; o conteúdo sobre o qual ele pode falar; e algumas regras de comportamento, como, por exemplo, temas que devem ser evitados nas respostas, como política, religião ou concorrentes diretos. É possível subir documentos para compor a base de conhecimento do bot. É utilizado o motor GPT 3.5.
A Cxpress está integrada a diversos canais, como WhatsApp, email, telefone, redes sociais e webchat. Além da ferramenta de bot, ela pode ser usada por atendentes humanos. A utilização da plataforma do Grupo Elife é cobrada como serviço, cujo preço varia dependendo da quantidade de usuários com acesso e da quantidade de interações feitas. Os custos de conexão com a OpenAI e com o WhatsApp são cobrados à parte.
Cerca de 20 clientes da Elife já começaram a criar bots com a nova ferramenta de IA generativa. Os primeiros lançamentos para o público final devem acontecer ao longo dos próximos meses.
O Grupo Elife é composto pelas empresas Elife, SA365 e Buzzmonitor – esta última, de monitoramento de redes sociais, tem usado IA generativa para a análise de textos. Em 2022, o grupo Elife faturou R$ 109 milhões.