[Matéria atualizada às 16h42 do dia 09/08/2024 com dados atualizados da base da Cielo em referência a 2023 e não ao segundo trimestre de 2024] Aproximadamente 40% da base de clientes da Cielo foi contatada com mensagens para manutenção preventiva de suas maquininhas de cartões (POS) por WhatsApp até o final de 2023, ou seja, o equivalente 348 mil de 840 mil comerciantes.
Durante o Super Bots Experience 2024, evento organizado por Mobile Time nesta quinta-feira, 8, Gabriel Arruda, superintendente executivo de data analytics da adquirente, explicou que a tecnologia utiliza a IA tradicional e visa trazer uma melhora na experiência de seus clientes.
A ideia da empresa para o futuro é a seguinte: “para tudo que possa atingir o cliente haverá um algoritmo de inteligência artificial por trás”, o que inclui avanços em IA generativa.
IA generativa na Cielo
Arruda explicou que a área de dados da companhia está começando a usar IA generativa para gerar insights sobre o negócio da empresa.
Em marketing, os criativos da Cielo usam ferramentas da VidMob para se avaliar aspectos e desempenho na criação de peças de campanhas, o que quase triplicou (189%) a quantidade de consumidores que viram as ações no Facebook e se engajaram em conversas com a companhia no WhatsApp.
Cautela
O superintendente da empresa de pagamentos reforçou que também há usos de copiloto para ajudar na eficiência das equipes internas, mas o foco da Cielo no momento é prudência e uso da IA para resolução de problemas de negócios, o que inclui uma cautela no uso de IA generativa e LLMs na operação.
“Fizemos testes com diferentes modelos internos para tomar as melhores decisões e não ficarmos fechados em um modelo específico. Já fizemos estudo sobre LLM personalizado, mas precisamos evoluir com os (modelos) públicos”, completou.
Imagem principal: Gabriel Arruda, superintendente executivo de data analytics da Cielo (crédito: Marcos Mesquita/Mobile Time)