O Groupon pretende trazer para o Brasil até o fim do ano o Gnome, uma solução de relacionamento com o cliente para estabelecimentos comerciais locais, de pequeno e médio porte. Os primeiros testes serão feitos com restaurantes e bares do Rio de Janeiro e São Paulo.

O Gnome é um tablet com um suporte para ser instalado no balcão da loja. Ele fica conectado à plataforma do Groupon e se comunica via Bluetooth com os smartphones dos consumidores que entram no estabelecimento. Quando uma pessoa entra na loja, ela pode ser identificada pelo sistema e ter seus dados apresentados na tela do Gnome, como nome e histórico de compras naquele local, o que permite um tratamento mais personalizado por parte do atendente. Se houver um cupom a ser resgatado naquela loja, isso é feito de maneira automática, sem que o cliente precise sequer apresentar seu celular para o vendedor.

O Gnome traz ainda uma série de ferramentas para a gestão do negócio do comércio local, como os menus de itens em estoque para diversos tipos de negócios, integração com softwares de frente de caixa, controle de vendas etc. Além disso, pode funcionar como uma máquina para recebimento de pagamentos com cartão de crédito e débito. O aluguel do Gnome custa US$ 12 por mês nos EUA.

Análise

Na prática, o Gnome é como se fosse uma solução de CRM (Customer Relationship Management) associada à plataforma do Groupon para comerciantes locais. Em vez de confiarem em sua memória, os comerciantes contarão com o apoio do banco de dados do Groupon para lembrar quem é o consumidor que está na sua frente. Como resultado de sua utilização, o Genome vai estreitar os laços não apenas entre comerciantes e seus clientes mas também de ambos com a plataforma do Groupon. Tem potencial para substituir parte dos equipamentos e softwares que os pequenos lojistas possuem hoje, ou pode simplesmente cumprir um papel complementar, limitando-se ao CRM.