A Internet das coisas (IoT, na sigla em inglês) está gerando não apenas a criação de uma série de novos produtos conectados, mas também o desenvolvimento de aplicativos móveis, pois o smartphone está se consolidando como uma espécie de hub gerenciador desses equipamentos. A App Annie, empresa que faz um acompanhamento das lojas de aplicativos, publicou relatório sobre o tema nesta semana no qual informa que houve um aumento de 50% no número de downloads mensais dos 27 apps de IoT mais populares nos EUA entre agosto de 2013 e agosto deste ano, somando suas versões para Android e iOS. Para se ter uma ideia, no mesmo intervalo de tempo, se excluídos os games, a média de crescimento dos demais apps foi de apenas 2%.
Em seu estudo, a App Annie segmentou o mercado de apps de IoT em seis categorias: mídia, produtividade, saúde e bem estar, carro, casa e relógio. A empresa monitorou os cinco apps mais baixados de cada grupo, em um total de 30 aplicativos de IoT. A categoria de mídia é a mais popular: seu top 5 responde por aproximadamente 40% do total de downloads desses 30 títulos, seguida por aqueles de produtividade (30%) e saúde e bem estar (15%). As outras três categorias (carro, casa e relógio) somam 15%. A App Annie destaca o forte crescimento dos apps de saúde e bem estar, cujo volume mensal de downloads foi o que mais subiu: 2,3 vezes em um ano.
Na categoria de mídia, o líder absoluto é o app do Chromecast, acessório do Google para enviar conteúdo do celular para a TV. Completam a lista, em ordem decrescente: Directv, GoPro, AT&T U-verse e Dish Anywhere. Ou seja, três são apps de TV por assinatura, enquanto GoPro é para gerenciamento de conteúdo gravado pelo usuário com câmeras da marca GoPro.
Em produtividade, o ranking é dominado por aplicativos para controle remoto de impressoras e mPOS: HP ePrint, Kodak Kiosk Connect, Square Register, HP All in One Printer Remote e Paypal Here.
Em saúde e bem-estar, todos os cinco apps mais baixados são relacionados a pulseiras que medem atividades físicas: Fitibit, Up, Garmin Connect, Nike+ Fuelband e Misfit Shine. A expectativa da App Annie é que haja maior diversidade no futuro, com a chegada de novos wearable devices para monitoramento do corpo, como batimentos cardíacos e glicose.
As listas de mais baixados nas categorias carro, casa e relógio não foram divulgadas no relatório.