A Yandex é principal ferramenta de busca na Internet da Rússia, onde tem mais acessos que o Google. A empresa, que é forte também em países da antiga União Soviética, como Ucrânia e Bielorrússia, está dando esta semana a sua primeira investida na América Latina, por meio do lançamento do Yandex Launcher (Android), uma interface personalizada para smartphones Android, disponível por enquanto apenas para usuários no Brasil e no México. É a primeira vez que a empresa começa o lançamento de um produto pela América Latina. A ideia é coletar feedback dos usuários desses dois países ao longo dos próximos meses para melhorar o app antes de disponibilizá-lo no resto do mundo.

"Uma das razões para termos escolhido a América Latina é o fato de ser uma região completamente nova para a Yandex, onde nunca havíamos entrado antes, e onde o Android está crescendo rapidamente", comenta Vladimir Iasev, porta-voz da Yandex. Ele conta que a ideia surgiu depois que perceberam que a versão internacional do seu browser para desktop vinha fazendo sucesso em três mercados fora da Rússia: Alemanha, Brasil e Vietnã. "O sucesso na Alemanha é compreensível, pois há muitos russos morando lá e a marca Yandex é bem conhecida. Mas não temos explicação para a popularidade no Brasil e no Vietnã", confessa Iasev.

O objetivo neste momento é construir uma base de usuários latino-americanos em torno do Yandex Launcher para aperfeiçoar o app antes do lançamento mundial. "As pessoas no Brasil gostam de testar coisas novas. Em outros países, como aqueles da Europa, é difícil convencê-las. Talvez seja algo cultural", compara.

Por enquanto não há planos de abrir um escritório na América Latina, mas a ideia não está descartada para o futuro, dependendo do sucesso do Yandex Launcher. Ele cita o exemplo da China, que ganhou em dezembro um escritório da empresa por conta da crescente demanda local. "Queríamos estar mais próximos e no mesmo fuso-horário", justifica.

Launcher

O Yandex Launcher organiza automaticamente todos os apps instalados no aparelho em categorias. Além disso, oferece uma busca pela cor do ícone, o que é particularmente útil para quem não se lembra do nome exato de um aplicativo. Há também um sistema de busca que integra web, apps e contatos gravados no smartphone.

O Launcher recomenda apps para download na Google Play em cada categoria, baseado no histórico de uso do consumidor. Esse sistema de recomendação vai sendo melhorado com o tempo e se tornando cada vez mais personalizado. É através da recomendação de apps que a Yandex pretende monetizar seu launcher no futuro, com indicação paga de alguns títulos, desde que interessem ao perfil do usuário.

Iasev garante que os dados coletados do smartphone são aproveitados apenas pelo próprio mecanismo de recomendação da Yandex, não sendo comercializados para terceiros.

Outros apps

Na Rússia, a Yandex vem testando outros modelos de negócios. Recentemente, lançou um app de táxis, por exemplo. A empresa, contudo, não se arrisca na área de redes sociais ou mensagens instantâneas, preferindo focar em busca.