A rede social de fotos Pinterest apresentou nesta segunda-feira, 9, um novo sistema de busca visual de objetos. Em seu novo formato, ao selecionar uma foto, o usuário poderá destacar um objeto para procurar uma peça similar dentro da plataforma.
A ideia da empresa é para as pessoas saberem mais sobre um objeto, por exemplo, um lustre em uma foto. Ao contornar a luminária, a busca do Pinterest mostrará seu nome original, outras peças similares e até em qual loja é possível comprá-la.
O sistema já está disponível para usuários de dispositivos móveis e web da rede social.
Análise
A iniciativa possui um grande potencial de mercado, em especial para vender móveis, roupas e alimentos. E, por estar em uma rede social, a ferramenta de busca consegue abranger mais do que o Firefly, tecnologia similar apresentada ano passado para ser usada apenas no Amazon Fire Phone.
No entanto, a rede social de fotos deve enfrentar concorrência pesada. O Google aposta na mobilidade e geolocalização para alavancar seu Google Shop. O Facebook vem investindo em empresas de reconhecimentos de pessoas e objetos. No próximo mês apresentará um estudo sobre seu uso.