O sonho de comprar um apartamento pode causar uma bela dor de cabeça por conta da burocracia que envolve todo o processo. Geralmente, depois de escolher o cantinho tão desejado, o comprador vai atrás de crédito para pagar as parcelas. Nesse momento, os trâmites – até o valor ser liberado – podem levar, em média, 50 dias. Pensando em acelerar o processo, a Valid, dentro de seu hub de inovação, desenvolveu uma solução capaz de agilizar a compra e venda de um imóvel por meio de assinatura digital e registro eletrônico de contratos de financiamento. Com o Registro Eletrônico para Contratos Imobiliários, todas as partes – comprador, banco e construtora – assinam o documento eletrônica e remotamente, por meio de videoconferência – e é gerada uma minuta em PDF. O resultado é uma redução significativa do tempo de espera da liberação do financiamento. O recorde alcançado por Valid e os parceiros Bradesco e MPD Engenharia foi uma diminuição de 41 dias, ou seja, em apenas nove dias o crédito foi liberado.

“Quando a minuta é gerada em PDF, a Valid entra em videoconferência com o comprador de maneira remota para fazer o certificado digital, ou seja, para comprovar de que ele é ele mesmo e assinar. E, em paralelo, a MPD e o banco também assinam remotamente”, explica Maurício Menezes, COO da Valid.

A autenticação é feita a partir da validação da biometria facial da pessoa ao consultar a base do Data Valid do Serpro. Uma vez validado, é então emitido o certificado digital. Em seguida, o cliente terá acesso ao aplicativo VIDaaS, que funciona com uma “caneta” permitindo que ele assine digitalmente diversas modalidades de documentos como contratos de registro eletrônicos. Na videoconferência com a Valid, o cliente digita sua senha – que funciona como uma assinatura – e está pronta a documentação.

Quando o comprador consegue a aprovação do registro de crédito do banco, a Valid insere o contrato na esteira para acesso ao cartório que registra o documento de forma eletrônica e, automaticamente, avisa ao banco que o contrato foi registrado.

“É um business de agilidade. Pegar as chaves tem fricção e, com essa solução, melhoramos essa experiência para o cliente”, diz Menezes. “Fazemos tudo digitalmente em nove dias úteis. É algo espetacular. Sem ninguém precisar assinar presencialmente”, resume o executivo.

Desde então, Valid, Bradesco e MPD já assinaram contratos em empreendimentos imobiliários em Santos/SP, Barueri/SP, Uberaba/MG, Jundiaí/SP, Paulo Afonso/BA, Belo Horizonte/MG, Canoas/RS e Curitiba/SC.

O sucesso foi tanto que agora a MPD pede para que outros bancos com os quais trabalha utilizem a ferramenta da Valid.

“Começamos a conversar com outro banco e fizemos um teste com eles. A minuta chegou em 16 dias. A gente vê na prática o ganho que traz”, diz Menezes.

Modelo de negócio

A Valid se conecta com o cartório, já que é a instituição com premissa regulatória para realizar o ato. No entanto, apesar de tudo digital, o cartório recebe a mesma taxa que ganharia no processo físico. “Com a vantagem de que a interface está digitalizada e que ele ganha no tempo de balcão”, complementa Maurício.

Como modelo de negócios, a Valid cobra uma taxa fixa por contrato registrado à instituição financeira. “Entendemos que vai gerar mais negócio para essa parte. Além de ser um custo muito pequeno dentro da operação. Não cobramos do cliente final”, explica o COO da empresa. “Estou no risco nessa jornada, mas porque acreditamos na solução. É uma maneira de garantir à construtora de que estou conectado com o seu objetivo”, completa. O cliente pode fazer a liquidação das taxas com Pix, inclusive.

Mobi-ID

Rafael Sbampato, head do ValidLabs, vai participar do painel de abertura do Mobi-ID, seminário online sobre o mercado de identificação e autenticação digitais, no dia 18 de novembro. Ele terá a companhia de Celio Ribeiro, presidente da Abrid; Gileno Barreto, diretor-presidente do Serpro; Sandro Vieira, juiz auxiliar da presidência do TSE; e Yasodara Cordova, principal privacy researcher da unico. O evento é organizado por Mobile Time. Mais informações em www.mobi-id.com.br.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!