A Volkswagen apresentou nesta quarta-feira, 9, a sua primeira loja virtual para venda de carros novos. A VW e-store, como foi batizada, terá atendimento com consultores de vendas de uma das concessionárias da marca via WhatsApp, em um formato similar de atendimento ao desenvolvido pela Via Varejo.
Por meio do e-commerce, o cliente escolhe o modelo, versão e opcionais. Ainda é possível fazer a avaliação de seminovos. O site é responsivo e foi feito em parceira com o banco Volkswagen e com a Assobrav, a associação de concessionárias da marca. Atualmente, a VW e-store possui 500 lojas em sua rede.
“Vamos lançar a primeira loja online, em parceria com a Assobrav. Todos os modelos da marca estarão disponíveis online”, disse Pablo Di Si, presidente da montadora na América Latina. “Começamos essa jornada digital, que nasceu em 2017 e foi complementada nos últimos anos. Mas a pandemia (do novo coronavírus) acelerou alguma de suas tendências”, completou o executivo.
Como funciona
Ao acessar a plataforma, o consumidor informa a cidade e o estado. Em seguida, é preciso escolher a concessionária e contatá-la a qualquer momento por meio do WhatsApp. A próxima etapa é a configuração do veículo. Na sequência, dentro do site, o usuário cria (ou acessa) sua conta Volkswagen ID, informa os dados pessoais e escolhe a forma de pagamento. O banco da Volkswagen faz a análise do crédito. Caso ofereça um carro usado na troca é preciso inserir as informações do automóvel nesta etapa.
Com o crédito aprovado, a pessoa efetua o pagamento do sinal de R$ 1 mil. Após confirmar o depósito, o pedido da compra é enviado automaticamente à concessionária escolhida pelo cliente que concluirá a negociação.
O site da VW e-store começará a funcionar a partir do dia 18 de dezembro.