Ubots

A Ubots está realizando testes de biometria vocal via WhatsApp com clientes do setor financeiro. Para realizar o reconhecimento por meio da voz, o cliente precisa enviar um áudio falando uma frase solicitada pela solução, explicou o CEO da companhia, Rafael Souza, durante o 5×5 Tec Summit, nesta quinta-feira, 9.

Além da biometria vocal, o futuro dos chatbots está em sistemas com mais fluência de conversação e com a capacidade de antecipar a solução de problemas, disse o executivo da Ubots. “Os chatbots começaram com as FAQs, que respondiam coisas simples, mas com pouca resolução de problemas. Depois vieram os bots transacionais, que realizam operações, e entregam ótimos resultados para o sistema financeiro. O próximo passo, que ainda depende de avanços tecnológicos, são chatbots que antecipem problemas, e tenham mais fluência de conversa”, explicou Souza.

De acordo com o executivo, a combinação entre automação e o contato humano tem trazido uma excelente experiência para os clientes do segmento. Boa parte das instituições financeiras estariam usando os bots para resolver problemas básicos e para direcionar o cliente para seu gerente de relacionamento em outros casos.

Além disso, o CEO da Ubots ressaltou o uso da régua de relacionamentos, em que a instituição envia mensagens com propostas, recomendações ou ofertas, utilizando os bots para retorno. Para resolver a escalabilidade de atendimentos, uma proposta bem aceita no mercado seria o redirecionamento de chamadas para aplicativos de mensagens, como WhatsApp. “Há ainda outros tipos de bots conversacionais que também podem se revelar um grande mercado futuro”, projetou.

5×5 Tec Summit

O evento 5×5 Tec Summit é organizado pelos portais jornalísticos especializados Convergência Digital, Mobile Time, Tele.Síntese, Teletime e TI Inside, com a proposta de debater a modernização de cinco setores essenciais para a economia brasileira: governo, saúde, energia, finanças e entretenimento. Nesta sexta-feira, 10, o assunto a ser abordado é o entretenimento, finalizando o ciclo de debates.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!