Depois da Protect Call, a DMA está prestes a implementar com um grande banco outra solução do seu portfólio de segurança, a Safe Call. Trata-se de uma solução para assegurar a identidade de quem liga. Ela é bidirecional, ou seja, serve tanto para garantir ao consumidor a legitimidade de uma chamada recebida em nome de uma empresa quanto no sentido contrário, autenticando um consumidor que liga para o call center de uma empresa.
A Safe Call utiliza a mesma tecnologia dos menus digitais da DMA e a comunidade de empresas cujos apps têm seu SDK embutido. As empresas que adotarem a Safe Call poderão cadastrar os números telefônicos que utilizam para realizar chamadas a seus clientes e programar um menu de tela inteira para ser exibido no smartphone do consumidor quando este receber uma ligação legítima. Essa experiência acontece independentemente de o consumidor ter ou não o app daquela empresa em seu smartphone, basta haver em seu aparelho pelo menos um aplicativo de qualquer uma das mais de 100 marcas que compõem a comunidade DMA no Brasil. Essa página é totalmente personalizável, podendo conter o logo da empresa, o motivo da ligação ou qualquer outra informação que julgue necessária.
Safe call é full screen
“Não é uma experiência no dial do aparelho. É full screen”, ressalta Flávia Pollo Nassif, CEO da DMA Brasil, em conversa com Mobile Time, marcando uma das principais diferenças entre a Safe Call e a Origem Verificada, solução que está sendo implementada pelas operadoras por determinação da Anatel.
Outra diferença importante é que a Safe Call é bidirecional: a mesma experiência pode acontecer quando quem liga é o consumidor para o call center de uma empresa. Neste caso, é a identidade do cliente que precisa ser verificada. Isso pode ser feito com algumas perguntas pessoais que aparecem na tela do smartphone, a critério da empresa, como a confirmação dos primeiros números do CPF, por exemplo. A DMA já vem testando também a inclusão de biometria facial nesse processo. Essa autenticação do consumidor durante a chamada evita que algum fraudador tente se passar por ele no contato com uma empresa.
A executiva da DMA ressalta que a Safe Call não substitui outras soluções de segurança como a Protect Call ou a Origem Verificada, mas é complementar, podendo funcionar paralelamente.
Um grande banco será o primeiro a implementar a Safe Call. Os testes já começaram e a expectativa é de lançamento ainda em 2024, afirma Pollo Nassif.