Uma pesquisa realizada pelo grupo MSL, especializado em comportamento, mostrou que as mulheres brasileiras estão entre as mais adeptas à tecnologia móvel em suas vidas. Entretanto, o levantamento, divulgado nesta semana, mostra que em escala global as usuárias de smartphones mostram mais dependência do aparelho.
Segundo a pesquisa, 75% das mulheres deixariam de tomar vinho por um mês em vez de abrir mão dos smartphones. Para 55%, o café e o chá poderiam ficar de lado. E mais do que 33% abririam mão de sexo por um mês em vez de ficar sem o dispositivo.
Dos quatro países pesquisados, o Brasil foi o que menos teve mulheres que abririam mão de sexo pelos celulares por um mês: 28%, contra 45% da China, 39% dos Estados Unidos e 38% do Reino Unido. Na China, onde o grupo MSL afirma que as mulheres possuem mais tablets, smartphones e PCs do que em outros mercados, mais de 15% disseram que escolheriam deixar de ver as próprias famílias a ficarem sem smartphone.
A pesquisa foi feita nos Estados Unidos, Reino Unido, Brasil e na parte urbana da China entre agosto e setembro do ano passado com mulheres de 18 a 64 anos que utilizam Internet ao menos duas horas por semana.
Mais receptivas à mobilidade
A pesquisa afirma que, além das chinesas, as brasileiras são mais receptivas à tecnologia. As mulheres no Brasil mostraram preferência em usar tablets e smartphones para pagamento de contas pela Internet e para compartilhar vídeos e fotos. Além disso, as entrevistadas dos dois países afirmaram que preferem usar esses dispositivos móveis para achar novos amigos, festas, restaurantes ou para compartilhar status em redes sociais.
A pesquisa, entretanto, coloca as brasileiras como as que menos detêm os aparelhos móveis: 57% afirmaram ter smartphones e 28% disseram possuir um tablet. Na China, onde houve maior percentual nas duas categorias, 91% têm smartphones e 61% das têm tablets.
Na vida materna, as brasileiras são as que acham que os filhos deveriam ter um celular mais cedo, aos 11 anos. No Reino Unido, a idade considerada pelas mães como ideal para possuir o primeiro telefone móvel é de 12 anos; nos EUA, 13; e na China, 14 anos.