11

Ilustração: La Mandarina Dibujos

[Notícia atualizada em 10/1/2023, às 19h08, com novas informações sobre a receita dos desenvolvedores e da Apple] Desenvolvedores faturaram US$ 320 bilhões com vendas de bens e serviços digitais na App Store desde o lançamento da plataforma em 2008. A Apple divulgou, nesta terça-feira, 10, dados atualizados, relativos a 2022, sobre seus serviços digitais, como a loja de aplicativos, Apple Arcade, Apple Music e Apple TV+. No último anúncio, referente a 2021, a companhia havia declarado que o repasse tinha alcançado a marca de US$ 260 bilhões, o que representa um salto de US$ 60 bilhões, em 2022.

O faturamento bilionário dos desenvolvedores representa a receita que os apps geraram menos a comissão que a Apple ganha com as vendas, o que pode variar de 15% a 30% do total, dependendo do número de downloads dos apps. Sem revelar números, a companhia declarou que desenvolvedores tiveram “mais um ano de ganhos recordes”, em comunicado.

Em 2022, a Apple alcançou a marca de 900 milhões de assinaturas pagas, entre todos os serviços da companhia. Em 2021, eram 745 milhões, um aumento de aproximadamente 20%. O negócio de serviços da Apple cresceu no ano fiscal de 2022 para US$ 78,1 bilhões, um aumento de 14%, uma desaceleração em relação aos 27% registrados em 2021.

A App Store foi acessada por 650 milhões de visitantes, de 175 regiões no mundo, semanalmente. O Apple Arcade, serviço de jogos por assinatura, conta atualmente com mais de 200 títulos. Em 2022, foram adicionados mais de 50 games ao catálogo. 

Já o Apple Music, serviço de streaming musical, possui 100 milhões de músicas disponíveis. A empresa destacou o uso do recurso Áudio Espacial, atualmente utilizado por 80% dos assinantes mundiais. O número de reproduções mensais usando o recurso cresceu 1.000% em 2022. Lançado em junho de 2021, ele permite ouvir músicas em uma experiência mais imersiva, que recria o efeito do som total no ambiente, com Dolby Atmos.

Chegando a 20 anos de funcionamento em 2022, o Shazam (Android, iOS) registrou 70 bilhões de buscas por músicas pelo app, desde seu lançamento. Só em 2022, usuários descobriram 40 milhões de faixas diferentes e 1 milhão de artistas receberam a verificação do Shazam. “Running Up That Hill”, de Kate Bush, lançada em 1985, se tornou a música mais velha a liderar o ranking de faixas mais pesquisadas do app. 

As produções da sua plataforma de streaming de filmes e séries, Apple TV+, receberam 1,3 mil indicações em premiações, nas quais ganharam 300 vezes, em 2022. As séries “Ruptura” e “Ted Lasso” foram indicadas ao Emmy, enquanto a última foi pelo segundo ano consecutiva a série comédia que mais ganhou categorias na premiação. “No Ritmo do Coração” se tornou o primeiro filme original de uma plataforma de streaming a ganhar o Oscar de melhor filme.

Confira outros dados que a Apple compartilhou, relativos a 2022:

  • O Fitness+, serviço de assinatura de acompanhamento de atividades físicas e bem-estar, alcançou 3,5 mil tipos de treinos e meditações disponíveis na sua biblioteca;
  • 3 mil matérias foram narradas profissionalmente no Apple News+;
  • Mais de 95% dos usuários ativos de iCloud utilizaram autenticação de dois fatores;
  • Apple Books chegou 10 milhões de títulos no catálogo;
  • Apple Pay ficou disponível para milhões de vendedores em quase 70 países e regiões, funcionando com mais de 10 mil bancos e parceiros pelo mundo;
  • O uso de ingressos por NFC com a Apple Wallet quase triplicou nos EUA e Canadá;
  • Plataformas de pagamento já habilitaram o Tap to Pay no iPhone para milhões de desenvolvedores de app e merchants.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!