A plataforma de bloqueio de números telefônicos pelas operadoras brasileiras Não Me Perturbe terminou 2023 com 12 milhões de números cadastrados para não receber ligações indesejadas, alta de 9% ante 11 milhões do final de 2022. De acordo com a Conexis, a plataforma, que é autorregulada, teve uma média de 81,2 mil novos cadastros por mês ao longo do último ano.

Proporcionalmente, o Distrito Federal tem mais números bloqueados, uma vez que 8,2% da base de telefones fixos e móveis aderiu à plataforma. E São Paulo tem mais linhas: dos 85 milhões de telefones no estado, 5,5 milhões pediram para não serem perturbados, o que equivale a 6,5%.

Vale lembrar, o Não Me Perturbe bloqueia apenas chamadas de telemarketing das empresas de telecomunicações e de financeiras que oferecem crédito consignado. Ou seja, a plataforma não funciona com outras categorias de telemarketing, como planos de saúde e varejistas.

STIR/SHAKEN

Paralelamente, a Anatel vem trabalhando em uma solução de identificação de chamadas, o STIR/SHAKEN, que permite ao cidadão ver o nome da empresa que está fazendo a ligação com logo e selo de verificação do contato, além de mostrar o motivo da ligação. Em dezembro, a Conexis confirmou para Mobile Time que suas associadas vão aderir ao STIR/SHAKEN, que entra em testes ainda no primeiro trimestre de 2024.

Crédito: imagem produzida por Fernando Paiva com IA generativa (Dall-E 3)

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!