A Volkswagen anunciou durante a CES 2024, que acontece nesta semana em Las Vegas, a integração do ChatGPT em seu assistente de voz IDA. A partir do segundo trimestre deste ano, a montadora deverá oferecer a ferramenta de inteligência artificial generativa em todos os seus modelos equipados com o IDA.
A VW teve como parceira a Cerence, que habilitou a integração a partir da sua solução Cerence Chat Pro no backend do assistente de voz da Volkswagen.
Na prática, o motorista vai ativar o IDA, seja por meio do botão no volante, seja falando “Olá, IDA”. Mas caso o tema fuja do escopo de informações do assistente de voz da VW – que são relacionadas ao veículo, como pedido de ajuste da temperatura ou pesquisa de destino –, ele ativa automaticamente e de forma imperceptível o ChatGPT, mas quem responde é a voz do IDA.
A montadora informou que o ChatGPT não obtém acesso a nenhum dado do veículo e que perguntas e respostas são excluídas imediatamente para reforçar a proteção de dados. Isso é permitido pelo Cerence Chat Pro que aproveita diversas fontes, incluindo o ChatGPT, para permitir que o IDA forneça respostas a quase todas as consultas. O recurso também prioriza a segurança e a integração com os recursos do IDA.
Foto de divulgação/Volkswagen AG