A Ericsson anunciou nesta semana que Anthony Bartolo vai assumir como CEO da empresa global de APIs feita em parceria com operadoras. Além disso, a companhia confirmou que o nome da empresa será ‘Aduna’, que traduzindo do latim significa ‘juntos como um’.

Com 30 anos de experiência no mercado de telecomunicações, o executivo foi COO da Vonage (empresa adquirida pela Ericsson por US$ 6,2 bilhões em 2021) e da Bandwidth. Antes, como vice-presidente e chefe de produto (CPO), o executivo liderou a migração do negócio da Avaya para SaaS e teve passagem pela Tata Communications como presidente da divisão de mobilidade e CPO.

Bartolo assume o comando da companhia em 20 de janeiro. Agora, o executivo tem como missão acelerar o desenvolvimento da Aduna como plataforma.

Aduna

Lançada em setembro de 2024, a JV da Ericsson em APIs foi criada para ser um marketplace para contratação de APIs das operadoras por desenvolvedores e empresas. Com 50% pertencentes à Ericsson e os outros 50% para as operadoras, a Aduna nasceu com os seguintes parceiros: América Móvil; AT&T; Bharti Airtel; Deutsche Telekom; Orange; Reliance Jio; Singtel; Telefónica; Telstra; T-Mobile; Verizon; Vodafone.

A tecnologia por trás da plataforma envolve a Vonage  e o Google Cloud e as APIs seguem os padrões da CAMARA e da iniciativa Open Gateway, da GSMA. A fornecedora sueca reforça que há espaço para mais participantes na Aduna, como operadoras e hyperscalers.

A expectativa é que a joint-venture esteja pronta para atuar em meados de 2025, após aprovação dos reguladores.

Imagem principal: Ilustração produzida por Mobile Time com IA

 

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