A Mobile Marketing Association (MMA) reduziu de 60 para seis a quantidade de tamanhos-padrão para anúncios em telas de feature phones e smartphones. A simplificação tem como objetivo facilitar a elaboração e a veiculação de novos anúncios móveis no mundo daqui em diante. As empresas que atenderem às novas medidas poderão utilizar um selo de certificação da MMA chamado de "Universal Mobile Ad Package Compliance".

Para chegar aos seis tamanhos-padrão foram analisadas centenas de bilhões de impressões em sites e apps móveis ao longo do ano passado. A avaliação foi feita por um comitê formado pelas seguintes empresas: AT&T Adworks,WDIG, ESPN Mobile, Google, InMobi, Joule, Jumptap, Medialets, Microsoft, Millennial Media, Ogilvy, Tribune, Turner e The Weather Channel. Foram definidos três tamanhos de anúncios para feature phones (120×20; 168×28; 216×36) e outros três para smartphones (300×250; 300×50; 320×50). Em caso de propaganda em áudio, foi estabelecida uma duração-padrão de 15 segundos.

Segundo a MMA, as principais adnetworks mundiais concordaram em atender a padronização. A associação reforça, porém, que o selo de certificação não significa que a empresa se restrinja apenas aos seis tamanhos recomendados, sendo livre para oferecer outras opções.

Para a publicidade em tablets, como se trata de um mercado incipiente, a MMA por enquanto publicou apenas algumas recomendações de tamanho, que podem ser alteradas conforme o mercado evolui. Os tamanhos mais utilizados atualmente segundo a entidade são os seguintes: 300×250; 468×60; 728×90; 1024×90; 1024 x 768 (tela cheia do iPad).

Esta é a segunda versão do projeto de padronização mundial de publicidade móvel da MMA. O documento oficial que descreve a iniciativa está disponível no site da associação.

 

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