A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já foi emitida para cerca de 20 milhões de brasileiros, de acordo com dados divulgados pelo MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos). O documento busca unificar a identificação dos cidadãos em todo o território nacional.
A CIN substitui o modelo anterior de carteira de identidade e tem como principal diferença a utilização do CPF como número único de registro. Dessa forma, elimina-se a possibilidade de um mesmo cidadão possuir diferentes RGs em várias unidades da federação. Além da unificação nacional, a CIN apresenta outras vantagens, como um formato físico mais compacto e a inclusão de um QR code para verificação de autenticidade, de forma a aumentar a segurança contra falsificações.
CIN servirá de base para a IPD
O MGI está desenvolvendo também a Infraestrutura Pública Digital (IPD), um sistema que utilizará a base de dados da CIN e a identificação digital através do Gov.br, que vai oferecer uma maior integração digital entre serviços públicos e privados. A ideia é que, com essa infraestrutura, os cidadãos possam acessar benefícios e serviços de forma automatizada.
Os estados com maior número absoluto de emissões da Carteira de Identidade Nacional são Minas Gerais (2.461.123), Rio Grande do Sul (1.922.306), São Paulo (1.919.872), Rio de Janeiro (1.712.800) e Santa Catarina (1.401.078).