Um estudo da Juniper Research estima que o mercado global de pagamentos por QR code deve crescer de US$ 5,4 trilhões em 2024 para US$ 8 trilhões em 2029. Com base em uma análise de 61 países, a expectativa é que maioria das transações se concentrem no mercado chinês. Ásia-Pacífico, América Latina, África, Oriente Médio aparecem na sequência.
O que deve puxar o crescimento dos pagamentos com Código QR são dois fatores:
- A padronização de sistemas nacionais de QR Codes e transações de conta a conta (A2A ou account-to-account, no original em inglês);
- A acessibilidade e a facilidade de uso, algo que será guiado por redução de custos operacionais e compatibilidade universal, uma vez que a infraestrutura do QR Code é mais barata e acessível que as outras ofertas de pagamento para os pontos de vendas.
Com isso, o cenário para provedores de pagamentos é preparar ofertas customizadas com QR Code para garantir seus crescimentos no futuro. Os motivos são os baixos custos de implementação e a fácil aceitação por comerciantes em mercados emergentes, um diferencial convincente ante os pagamentos por aproximação.
Vale dizer, a América do Norte e a Europa não terão um percentual importante no uso do QR Code, uma vez que esses mercados devem ser impulsionados pela competição a partir da abertura do ecossistema de pagamento por aproximação da Apple para outras carteiras, uma vez que as duas regiões têm mais penetração de dispositivos com iOS.
Imagem principal: Ilustração produzida por Mobile Time com IA