Uma nova solução que transforma o smartphone em uma máquina de POS para receber pagamentos por aproximação acaba de chegar ao Brasil. Trata-se do i-Accept, desenvolvida pela startup norte-americana MagicCube. Ele tem uma diferença importante em relação às concorrentes: suas transações requerem a digitação da senha na tela do smartphone do lojista e são tratadas como pagamentos presenciais, enquanto outras soluções similares trabalham com compras remotas, o que costuma elevar a taxa cobrada pela rede de adquirência e o risco de fraude. Para usar o i-Accept o smartphone do lojista precisa ser Android (a partir da versão 8.1) e ter NFC. É possível receber pagamentos de cartões Amex, Mastercard e Visa.
O i-Accept atende aos principais protocolos mundiais de segurança e é reconhecida pela EMVco. “A solução da MagicCube foi criada de acordo com os padrões globais SoftPos, SpoC, PIN na tela/PIN no celular, CPoC e Tap&PIN”, diz Renato Silva, head of business development LAC da MagicCube.
Vale reforçar que a MagicCube não é uma adquirente. Sua proposta é incorporar a sua tecnologia de software POS dentro de aplicativos de adquirentes, subadquirentes, bancos tradicionais ou digitais, superapps, wallets etc. Em seu modelo de negócios, a cobrança pode ser feita por dispositivo ativo ou por transação, o que fizer mais sentido para o cliente. A solução inclui um sistema para monitoramento remoto do app, com possibilidade de ativação, detecção de falhas, suspensão, bloqueio e desativação do aplicativo, entre outras ferramentas.
“Cartões contacless representam mais de 20% da base de cartões no Brasil. O Banco do Brasil já praticamente trocou sua base, e os outros bancos seguem atualizando seus cartões. Até o final de 2022 a base deverá estar toda alterada para cartões contacless pois toda emissão Visa e Mastercard são mandatórias como contactless desde 2018”, explica Silva, em conversa com Mobile Time.
A MagicCube conversa no momento com dois grandes players nacionais para o lançamento no Brasil.